Economia
Governo deve enviar parte 2 da reforma tributária ao Congresso em agosto, diz Randolfe
O novo texto deve regulamentar os temas incluídos na PEC já em andamento no Congresso, além das novas regras sobre a incidência do IR


O governo federal pretende enviar a segunda parte da reforma tributária ao Congresso Federal ainda em agosto, afirmou, nesta quinta-feira 13, o líder do governo, senador Randolfe Rodrigues (sem partido).
O novo pacote deve conter as leis complementares para regulamentar os temas incluídos na PEC já em andamento no Congresso, além das novas regras sobre a incidência do imposto de renda.
“Pelo que conversamos essa semana com o ministro Haddad, a nossa expectativa é que, em agosto, possa já ser encaminhada a segunda parte [da reforma] para começar a ser apreciada pela Câmara. Ao passo que, no Senado, o senador Eduardo Braga avance com a primeira parte – que nós temos a expectativa que até outubro termos ela aprovada no Senado e promulgada”, disse.
A primeira etapa da reforma, já aprovada pela Câmara, prevê a simplificação de diversos impostos sobre o consumo em dois únicos tributos. O texto agora segue para apreciação do Senado.
O governo trabalha agora para retirar do pacote algumas regras incluídas pela Câmara.
O senador também falou sobre a expectativa da gestão para a próxima reunião do Comitê de Política Monetária do Banco Central, prevista para o começo de agosto.
A espera é que o órgão abaixe a diretoria da instituição reduza a taxa básica de juros, que se mantém elevada desde 2022.
“O bolo está pronto, só falta a cereja. Já estou batendo palma para o Roberto Campos Neto com antecedência, confiante que o Banco Central vai reduzir a taxa de juros em agosto”, afirmou.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Reforma tributária aprovada: uma virada histórica, em primeira etapa
Por Jandira Feghali
Relator da reforma tributária confirma mudanças, mas nega chance de ‘fatiar’ a PEC
Por CartaCapital