Política

Governo de SP diz que investigará pane em linha privatizada da CPTM elogiada por Tarcísio

A falha ocorreu nos sistema de energia da Linha 9-Esmeralda, administrada pela concessionária ViaMobilidade

Governo de SP diz que investigará pane em linha privatizada da CPTM elogiada por Tarcísio
Governo de SP diz que investigará pane em linha privatizada da CPTM elogiada por Tarcísio
Problemas em linha privatizada da CPTM em 3 de outubro de 2023. Foto: Reprodução/Redes Sociais
Apoie Siga-nos no

O governo de Tarcísio de Freitas (Republicanos) informou nesta terça-feira 3 que instaurará um processo administrativo para apurar uma falha nos sistema de energia da Linha 9-Esmeralda da CPTM, administrada pela concessionária ViaMobilidade.

A pane ocorreu às 13h58 e paralisou a circulação entre as estações Morumbi e Villa Lobos-Jaguaré. Às 19h08, a empresa informou que técnicos “atuam para apurar as causas da falha e para normalizar integralmente a operação”. Até as 22h, a companhia não havia confirmado a resolução. Enquanto isso, passageiros têm de recorrer a um sistema emergencial de ônibus.

Ao longo do dia, funcionários do Metrô, da CPTM e da Sabesp promoveram uma paralisação unificada para reivindicar melhores condições de trabalho e contestar a privatização dos serviços. Eles denunciam que transferir o controle do poder público para a iniciativa privada tende a encarecer tarifas e piorar a qualidade dos serviços.

Por volta das 21h, após uma assembleia, o Sindicato dos Metroviários de São Paulo anunciou a decisão de não estender a greve.

Logo no início desta terça, Tarcísio havia celebrado o fato de linhas privatizadas estarem em funcionamento no dia da greve. A paralisação de trabalhadores, segundo ele, reforçou a decisão da gestão estadual de estudar a concessão de linhas do Metrô e da CPTM.

“Quais as linhas disponíveis hoje? As linhas 4, 5, 8 e 9, operadas pela iniciativa privada. Isso reforça a convicção de que estamos indo na direção certa”, disse o bolsonarista, horas antes da pane elétrica em uma linha entregue à ViaMobilidade.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo