Política

Governo dá diretoria de fundo bilionário de educação nas mãos do centrão

Bolsonaro deu uma diretoria do Fundo Nacional para o Desenvolvimento da Educação (FNDE) nas mãos de um aliado do PL

(Fotos: Marcos Corrêa/PR)
Apoie Siga-nos no

A venda de cargos aos aliados do Centrão, ato criticado por Jair Bolsonaro no passado por ser estratégia da “velha política”, já se consolida como principal forma do governo assegurar que o presidente não sofra um impeachment facilmente.

Nesta segunda-feira 18, o governo deu a um assessor do PL (Partido Liberal) a diretoria de Ações Educacionais do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Garigham Amarante Pinto é um advogado que atuou como assessor do PL na Câmara dos Deputados, e é, também, homem de confiança do presidente do partido, Valdemar da Costa Neto – julgado e condenado no escândalo do mensalão a sete anos e dez meses de prisão.

Agora, Garigham tomará conta de parte do orçamento do Fundo, que, em 2019, foi de R$ 55 bilhões.

A nomeação foi oficializada por meio de publicação no Diário Oficial da União, e leva a assinatura do secretário executivo do Ministério da Educação, Antônio Paulo Vogel de Medeiros.

Essa não foi a primeira sinalização de venda de cargos para o Centrão. No dia 6 de maio, o governo nomeou Fernando Marcondes de Araujo Leão, filiado ao Avante, para a direção-geral do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs), que possui um orçamento aproximado de R$ 1 bilhão.

Sabendo que não há o quórum necessário para a tramitação de um processo de impeachment na Câmara neste momento, o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), não tem analisado os pedidos que chegam a sua mesa.

Em uma resposta enviada ao ministro do Supremo Tribunal Federal Celso de Mello, que notificou Rodrigo Maia sobre um processo que tinha a intenção de obrigá-lo a dar uma resposta rápida aos pedidos de impeachment protocolados, o parlamentar afirmou que a deposição de Bolsonaro seria uma “medida extrema” que paralisaria outras funções do Legislativo.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo