Política

Bolsonaro entrega direção de órgão federal que atua contra as secas ao Centrão

O presidente vem se aproximando do grupo com a intenção de ganhar apoio no Congresso e se defender de um eventual pedido de impeachment

Jair Bolsonaro (Foto: Isac Nóbrega / PR)
Apoie Siga-nos no

O governo federal publicou uma portaria na terça feira 5 alterando o diretor-geral do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS). José Rosilonio Magalhães de Araujo foi exonerado para dar lugar a Fernando Marcondes de Araujo Leão, um nome indicado pelo Centrão, grupo da Câmara que reúne parlamentares de legendas de centro e centro-direita.

A substituição foi publicada no Diário Oficial da União, com a assinatura do ministro chefe da Casa Civil, Walter Souza Braga Netto.

Filiado ao Avante, o novo diretor ocupa hoje o cargo de gerente-geral do Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) em Pernambuco.

O DNOCS, vinculado ao Ministério de Desenvolvimento Regional, atua na região Nordeste e no norte de Minas Gerais em ações relacionadas, por exemplo, à construção de açudes e reservatórios, perfuração de poços e irrigação.

A negociação com o Centrão faz parte da estratégia do presidente Jair Bolsonaro para ganhar apoio no Congresso, ganhar apoio e afastar um possível pedido de impeachment. Segundo reportagem da Folha de S. Paulo, Bolsonaro estaria ameaçando ministros que não topem ceder cargos de segundo e terceiro escalão ao grupo.

Segundo parlamentares, o presidente vem deixando claro a sua intenção em reuniões com os ministérios e afirmando que não aceitará recusas, já que é de sua prerrogativa fazer nomeações no governo.

Para evitar um eventual pedido de impeachment, Bolsonaro precisa ter ao seu lado pelo menos 172 dos 513 deputados federais.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo