Mundo

Governo britânico diz que Johnson e Bolsonaro conversaram e pedirão cessar-fogo na Ucrânia

O primeiro-ministro do Reino Unido se referiu à operação russa como ‘repugnante’, conforme material divulgado pela TV Globo

Jair Bolsonaro e Boris Johnson, em Nova York. Foto: Alan Santos/PR
Apoie Siga-nos no

O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, e o presidente Jair Bolsonaro conversaram por telefone nesta quinta-feira 3 e concordaram em pedir um cessar-fogo urgente na Ucrânia, diz o governo do Reino Unido.

O Palácio do Planalto ainda não se manifestou sobre o comunicado.

A TV Globo, que divulgou trechos do material, menciona que, no telefonema, Johnson se referiu à operação russa contra a Ucrânia como “repugnante” e afirmou que a comunidade internacional não pode permitir que Vladimir Putin tenha êxito em sua empreitada.

O líder do Reino Unido também disse a Bolsonaro, segundo a emissora, que o Brasil foi um “aliado vital” na Segunda Guerra Mundial e mais uma vez pode ser relevante para solucionar a crise no leste europeu.

Na quarta-feira 2, com voto do Brasil, a Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas aprovou uma resolução que condena a operação militar da Rússia na Ucrânia e a trata como invasão.

Cinco países foram contrários: Rússia, Bielorrússia, Síria, Coreia do Norte e Eritreia. Outros 35 decidiram se abster, como China, Cuba, Irã, Cazaquistão, Nicarágua e Vietnã.

O Brasil disse que a resolução comprova o “compromisso com princípios centrais pelos quais a ONU foi fundada”. O discurso do diplomata Ronaldo Costa Filho elogiou menções à necessidade de monitoramento da situação humanitária na Ucrânia e de que as partes respeitem a lei humanitária internacional para “garantir a segurança de civis” e “facilitar o acesso completo aos serviços humanitários por aqueles que necessitam”.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo