Política

Governo Bolsonaro escala general ligado a Braga Netto para ser ponte da Defesa com equipe de Lula

General Sérgio José Pereira é considerado homem de confiança do ex-ministro da Defesa e da Casa Civil

Braga Netto e Jair Bolsonaro. Foto: EVARISTO SA / AFP
Apoie Siga-nos no

O Ministro da Defesa,  general Paulo Sérgio Nogueira, indicou o general Sérgio José Pereira, secretário-geral da pasta, para ser o interlocutor com a equipe do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva. O general é considerado um homem de confiança do ex-ministro Walter Braga Netto,  que foi candidato a vice na chapa do presidente Jair Bolsonaro.

Pereira foi secretário-executivo da Casa Civil no período em que Braga Netto era o titular, entre março de 2020 a abril de 2021. Depois, acompanhou o ministro quando ele assumiu a Defesa. Braga Netto deixou o comando da pasta em abril deste ano para disputar as eleições, mas o general Sérgio Pereira permaneceu no posto, mesmo quando o então comandante do Exército, Paulo Sérgio Nogueira, foi nomeado ministro da Defesa.

Antes, Pereira já tinha trabalhado com Braga Netto nos Jogos Olímpicos do Rio e também no Gabinete de Intervenção Federal no estado do Rio de Janeiro. Os dois generais se formaram juntos na turma de 1978 da Academia Militar das Agulhas Negras.

Como mostrou O GLOBO, o presidente eleito Lula adiou a escolha dos nomes da equipe de transição para a área de Defesa e Inteligência. O primeiro reúne órgãos como o Gabinete de Segurança Institucional (GSI) e a Agência Brasileira de Inteligência (Abin). Já o segundo é considerado o mais sensível de todos, sem qualquer previsão de quando terá uma equipe para cuidar da área definida. O time de Lula trabalha para encontrar nomes que sejam, ao mesmo tempo, alinhados com o seu governo e bem recebidos pelas Forças Armadas.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo