Política

PoderData: Lula tem 43% das intenções de voto, ante 35% de Bolsonaro

Pesquisa mostra estabilidade nos resultados e reforça o baixo desempenho da terceira via

Fotos: Ricardo Stuckert e Norberto Duarte/AFP
Apoie Siga-nos no

A nova rodada da pesquisa PoderData divulgada nesta quarta-feira 8 mantém Lula (PT) na liderança da disputa presidencial. De acordo com o levantamento, o ex-presidente tem 43% das intenções de voto, ante 35% de Jair Bolsonaro (PL). Os resultados são numericamente idênticos aos registrados na rodada anterior da pesquisa, divulgada há 15 dias.

Além de confirmar a distância de 8 pontos percentuais entre Lula e Bolsonaro, a PoderData desta quarta-feira também reforçou o baixo desempenho das candidaturas de terceira via mesmo após as intensas movimentações na definição das pré-candidaturas.

Ciro Gomes (PDT) mais uma vez é quem tem o melhor desempenho, se consolidando em terceiro lugar, mas numericamente distante da disputa principal. O pedetista tem, nesta quarta-feira, 6% das intenções de voto, oscilação positiva de 1 ponto percentual. André Janones (Avante) aparece logo em seguida, com 2%. Ele tinha 3% na última pesquisa.

Simone Tebet (MDB), que está no centro das principais mobilizações pelo lançamento de uma candidatura única, oscilou negativamente de 2% para 1%. O desempenho da senadora deixa sua pré-candidatura no mesmo patamar de Luciano Bivar (União Brasil) e Eymael (PSC), que mantiveram 1% das intenções de voto. Os demais não pontuaram no levantamento desta quarta-feira.

O levantamento desta quarta-feira também mostrou que Lula segue melhor colocado entre o eleitorado feminino, no qual lidera por 44% a 29%. Já entre os homens, o ex-presidente empata tecnicamente com Bolsonaro, que tem 42% ante 43% do ex-presidente.

A pesquisa ainda mostrou que Bolsonaro recuperou terreno entre os eleitores mais jovens, faixa que há pouco tempo rendia seu pior desempenho. No momento, o ex-capitão está apenas 4 pontos percentuais distantes do ex-presidente Lula. Entre os eleitores mais velhos, os dois estão empatados com 35% para cada. A faixa etária acima dos 60 anos é onde Ciro tem seu melhor desempenho, chegando a 12% das intenções de voto.

Nas regiões do País, Lula estaria em larga vantagem no Nordeste, mas tecnicamente empatado com Bolsonaro nas demais. No Sudeste, o petista aparece numericamente na frente. Já no Centro-Oeste, no Sul e no Norte do Brasil, Bolsonaro fica com uma pequena vantagem. Já nas faixas de renda e escolaridade, Lula é o preferido dos eleitores nas camadas mais pobres e mais ricas, bem como entre os eleitores que têm ensino fundamental ou superior. Nas faixas médias, Bolsonaro estaria em vantagem.

Segundo turno

A pesquisa monitorou o desempenho de Lula e Bolsonaro em um eventual segundo turno. Neste caso, o ex-presidente venceria Bolsonaro por uma vantagem de 10 pontos percentuais. Lula tem, segundo a PoderData, 50% da preferência dos eleitores em uma eventual disputa com o ex-capitão. Já Bolsonaro somaria 40% no confronto direto com o ex-presidente. A diferença entre os dois chegou a ser de 25 pontos percentuais na série histórica do levantamento.

Um cenário de disputa entre Jair Bolsonaro e Ciro Gomes também foi pesquisado. O pedetista estaria numericamente em vantagem, com 43%, mas tecnicamente empatado com o ex-capitão, que tem 40%. Já em um confronto entre Ciro e o Lula, o pedetista seria derrotado por 49% a 23%.

Para chegar aos resultados, foram realizadas 3 mil entrevistas entre os dias 5 e 7 de junho. A margem de erro é de 2 pontos percentuais o nível de confiança é de 95%.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.