Política

Governo anuncia envio de comitiva a Roraima, após novo ataque em terras yanomami

O anúncio foi feito pela ministra dos Povos Indígenas, Sonia Guajajara. O Ministério da Justiça também informou que enviará comitiva ao local na segunda-feira

A ministra dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara. Foto: Vinicius Loures/Câmara dos Deputados
Apoie Siga-nos no

A ministra dos Povos Indígenas, Sonia Guajajara, anunciou o envio de uma comitiva interministerial para Roraima, depois de uma comunidade da Terra Indígena Yanomani sofrer um ataque de garimpeiros.

O ataque aconteceu no sábado à tarde na comunidade Uxiú, segundo informações do presidente do Conselho Distrital de Saúde Indígena (Condisi) Yanomami, Júnior Hekurari.

Um indígena morreu baleado e outros dois feridos foram encaminhados para a capital Boa Vista e se encontram internados no Hospital Geral de Roraima (HGR).

“Com muito pesar soubemos do ataque a tiros de garimpeiros contra 3 indígenas Yanomami, 1 veio a óbito e os outros 2 estão sob atendimento em estado grave. Uma comitiva interministerial está a caminho de Roraima para reforçar ainda mais as ações de desintrusão dos criminosos”, escreveu a ministra.

“A situação de invasores na TI Yanomami vem de muitos anos e mesmo com todos os esforços sendo realizados pelo Gov. Federal, ainda faltam muitas ações coordenadas até a retirada de todos os invasores do território”, completou Sonia, que ainda pediu ajuda do Ministério da Justiça para que a Polícia Federal investigue o caso.

Em nota, o Ministério da Justiça e Segurança Pública informou que tomou conhecimento dos crimes ocorridos no território Yanomami e enviará uma comitiva ao local na segunda-feira (1⁰). “Irão a Roraima o secretário Nacional de Segurança Pública, Tadeu Alencar, o diretor da Força Nacional, coronel Fernando Alencar e o Diretor de Amazônia e Meio Ambiente da Polícia Federal, Humberto Freire”, diz a nota.

O ministério informa ainda que duas equipes da Polícia Federal já estão na comunidade indígena, onde ouviram testemunhas e realizaram perícias. “Outras diligências seguem em andamento para identificar e prender os autores de crimes, enquanto as ações de desintrusão [desocupação] dos invasores das terras indígenas continuam no âmbito da Operação Libertação”, acrescentou o ministério.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo