Política

Após proibir manifestação, Justiça do Rio multa Glauber Braga em R$ 1 milhão

A multa foi aplicada por Sergio Louzada, que havia impedido a realização de um ato em Lumiar, no Distrito de Nova Friburgo

O deputado federal Glauber Braga. Foto: Vinicius Loures/Câmara dos Deputados
Apoie Siga-nos no

O deputado federal Glauber Braga (PSOL-RJ) foi multado em 1 milhão de reais pela Justiça do Rio de Janeiro após questionar uma decisão liminar do Tribunal de Justiça do estado que impedia a realização de uma manifestação em Lumiar, distrito de Nova Friburgo (RJ).

O ato, agendado para o domingo 27, aconteceria em resposta à violência sofrida pela deputada estadual Marina do MST (PT), agredida por apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) no início de agosto, ao realizar duas plenárias de prestação de contas de seu mandato.

Uma decisão liminar do juiz Sergio Roberto Emilio Louzada, no entanto, proibiu a manifestação, sob a alegação de que o distrito não teria “dimensões urbanas” para sediar o evento. No domingo, o deputado do PSOL esteve em Lumiar, mas a passeata não ocorreu.

“Na nossa cabeça isso nunca prevaleceria, porque é direito democrático, é espaço público, mas o juiz acolhe liminarmente e faz uma decisão recheada de posições políticas e de preconceitos“, disse Glauber a CartaCapital nesta terça-feira 29. “Assim que se manteve a decisão de não realização do ato, o comando decidiu adiá-lo, porque tinha sido gerada uma insegurança jurídica e política. Eu imediatamente faço um vídeo dizendo que era uma decisão absurda, mas dizendo sobre o adiamento.”

A multa de 1 milhão de reais começou a ser executada nesta terça, conforme um registro do saldo bancário zerado publicado pelo parlamentar nas redes sociais.

“Não sou patrimonialista. O que recebo é utilizado pra pagar as minhas contas, da minha família e pra luta política. Agora, eu pergunto: é justo o juiz Sergio Louzada me aplicar uma multa absurda de 1 milhão de reais e ir descontando cada real do salário até zerar a conta?”, escreveu Glauber no X, ex-Twitter. Ele afirmou que recorrerá ao Conselho Nacional de Justiça.

Ainda de acordo com o deputado do PSOL, o juiz também bloqueou a conta de ressarcimento de seu mandato.

Após a divulgação do caso, políticos de partidos de esquerda manifestaram solidariedade a Glauber Braga:

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo