Justiça
Gilmar Mendes autoriza Vírginia Fonseca a ficar em silêncio na CPI das Bets
O ministro ainda autorizou que a influenciadora esteja acompanhada por um advogado durante todo o depoimento
O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal, autorizou a influenciadora Virgínia Fonseca a ficar em silêncio em seu depoimento na CPI das Bets no Senado nesta terça-feira 13.
Gilmar ainda autorizou que Virginia esteja acompanhada por um advogado durante todo o depoimento. O ministro, entretanto, vedou o silêncio em relação a perguntas sobre os demais investigados.
Em seu despacho, Mendes ainda reforçou que a influenciadora tem o direito de ser “inquirida com dignidade, urbanidade e respeito, vedada sua submissão a quaisquer constrangimentos físicos ou morais,em especial ameaças de prisão ou de processo, caso exerça os direitos acima explicitados”.
Ao propor a oitiva da blogueira, que tem mais de 80 milhões de seguidores nas redes sociais, a relatora Soraya Thronicke (Podemos-MS) citou “sua expressiva popularidade e relevância, além de forte influência sobre milhões de seguidores no ambiente digital, onde já fez campanhas publicitárias para jogos de azar e apostas online”.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há mais de 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.


