Justiça

Gilmar Mendes anula provas de investigação que envolve Lira

O ministro do STF seguiu uma recomendação da PGR. O caso apura superfaturamento na compra de kits de robótica

O presidente da Câmara, Arthur Lira. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Apoie Siga-nos no

O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal, anulou as provas envolvendo Arthur Lira (PP-AL) no caso dos supostos desvios na aquisição de kits de robótica por prefeituras de Alagoas. O inquérito mira aliados do presidente da Câmara.

Gilmar seguiu um pedido da Procuradoria-Geral da República. Para o órgão, existem indícios da relação do deputado com os fatos investigados, razão pela qual a apuração deveria ter começado no STF – Lira tem direito a foro por prerrogativa de função.

A decisão do ministro, tomada nesta quinta-feira 10, também retira do plenário virtual do STF a análise do caso. O julgamento na Segunda Turma começaria nesta sexta-feira 11.

A ordem derruba provas obtidas na Operação Hefesto, a exemplo de documentos que indicam menções a Lira, a apreensão de dinheiro vivo e filmagens de entregas de dinheiro a um ex-assessor do deputado.

Em 6 de julho, Gilmar já havia determinado a suspensão da investigação na Hefesto, um dia depois de o caso deixar a Justiça Federal de Alagoas e chegar ao STF, diante de possíveis citações a Lira.

As investigações começaram em 2022, após uma reportagem da Folha de S. Paulo revelar que a contratação de kits de aulas de robótica para escolas públicas de Alagoas teria sido superfaturada. A PF descobriu que a fornecedora do equipamento chegou a cobrar de uma prefeitura 14 mil reais pelo produto após comprá-lo por 2.700 em São Paulo.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo