Justiça
Gilmar Mendes anula provas de investigação que envolve Lira
O ministro do STF seguiu uma recomendação da PGR. O caso apura superfaturamento na compra de kits de robótica


O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal, anulou as provas envolvendo Arthur Lira (PP-AL) no caso dos supostos desvios na aquisição de kits de robótica por prefeituras de Alagoas. O inquérito mira aliados do presidente da Câmara.
Gilmar seguiu um pedido da Procuradoria-Geral da República. Para o órgão, existem indícios da relação do deputado com os fatos investigados, razão pela qual a apuração deveria ter começado no STF – Lira tem direito a foro por prerrogativa de função.
A decisão do ministro, tomada nesta quinta-feira 10, também retira do plenário virtual do STF a análise do caso. O julgamento na Segunda Turma começaria nesta sexta-feira 11.
A ordem derruba provas obtidas na Operação Hefesto, a exemplo de documentos que indicam menções a Lira, a apreensão de dinheiro vivo e filmagens de entregas de dinheiro a um ex-assessor do deputado.
Em 6 de julho, Gilmar já havia determinado a suspensão da investigação na Hefesto, um dia depois de o caso deixar a Justiça Federal de Alagoas e chegar ao STF, diante de possíveis citações a Lira.
As investigações começaram em 2022, após uma reportagem da Folha de S. Paulo revelar que a contratação de kits de aulas de robótica para escolas públicas de Alagoas teria sido superfaturada. A PF descobriu que a fornecedora do equipamento chegou a cobrar de uma prefeitura 14 mil reais pelo produto após comprá-lo por 2.700 em São Paulo.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Lira anula convocação de Rui Costa para CPI do MST
Por André Lucena
Se não tivesse o Centrão, o Brasil seria uma Argentina, diz Lira
Por Wendal Carmo
‘Vai colocar esse pessoal no inquérito’, brinca Gilmar após Moraes ‘perder’ eleição no STF
Por Wendal Carmo