Política

Fux rebate ameaças de Bolsonaro e cancela reunião entre os chefes dos Poderes

‘Quando se atinge um dos integrantes, se atinge a Corte por inteiro’

Fux rebate ameaças de Bolsonaro e cancela reunião entre os chefes dos Poderes
Fux rebate ameaças de Bolsonaro e cancela reunião entre os chefes dos Poderes
Luiz Fux e Jair Bolsonaro. Fotos: Evaristo Sá/AFP e Isac Nóbrega/PR
Apoie Siga-nos no

No encerramento da sessão do Supremo Tribunal Federal nesta quinta-feira 5, o presidente da Corte, Luiz Fux, fez um duro pronunciamento em que reafirmou que o STF defenderá o Estado Democrático de Direito.

Ele disse ter alertado o presidente da República, Jair Bolsonaro, “sobre os limites do exercício do direito da liberdade de expressão, bem como sobre o necessário e inegociável respeito entre os Poderes para a harmonia funcional do País”. A conversa teria ocorrido durante reunião realizada no STF, em julho.

O presidente da Corte afirmou ainda que Bolsonaro tem reiterado “ofensas e ataques de inverdades” a integrantes do STF, em especial aos ministros Luís Roberto Barroso e Alexandre de Moraes. “Quando se atinge um dos integrantes, se atinge a Corte por inteiro”, prosseguiu Fux.

Por fim, o magistrado anunciou que não haverá mais a reunião entre os chefes dos Poderes, anteriormente anunciada. “O pressuposto do diálogo entre os Poderes é o respeito mútuo entre as instituições e seus integrantes”, explicou.

E completou: “O Supremo Tribunal Federal, de forma coesa, segue ao lado da população brasileira em defesa do Estado Democrático de Direito e das instituições republicanas, e se manterá firme em sua missão de julgar com independência e imparcialidade, sempre observando as leis e a Constituição”.

Leia a íntegra do pronunciamento de Luiz Fux:

Senhoras Ministras,

Senhores Ministros,

Senhoras e Senhores,

Antes de encerrar esta sessão, gostaria de fazer um breve pronunciamento em nome da Corte.

Como Presidente do Supremo Tribunal Federal, alertei o Presidente da República, em reunião realizada nesta Corte, durante as férias coletivas de julho, sobre os limites do exercício do direito da liberdade de expressão, bem como sobre o necessário e inegociável respeito entre os Poderes para a harmonia institucional do País.

Contudo, como tem noticiado a imprensa brasileira nos últimos dias, o Presidente da República tem reiterado ofensas e ataques de inverdades a integrantes desta Corte, em especial os Ministros Luís Roberto Barroso e Alexandre de Moraes. Além disso, Sua Excelência mantém a divulgação de interpretações equivocadas de decisões do Plenário, bem como insiste em colocar sob suspeição a higidez do processo eleitoral brasileiro.

Diante dessas circunstâncias, o Supremo Tribunal Federal informa que está cancelada a reunião outrora anunciada entre os Chefes de Poder, entre eles o Presidente da República. O pressuposto do diálogo entre os Poderes é o respeito mútuo entre as instituições e seus integrantes.

Como afirmei em pronunciamento por ocasião da abertura das atividades jurisdicionais deste semestre, diálogo eficiente pressupõe compromisso permanente com as próprias palavras, o que, infelizmente, não temos visto no cenário atual.

O Supremo Tribunal Federal, de forma coesa, segue ao lado da população brasileira em defesa do Estado Democrático de Direito e das instituições republicanas, e se manterá firme em sua missão de julgar com independência e imparcialidade, sempre observando as leis e a Constituição.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo