CartaExpressa

Fux autoriza inquérito para investigar deputado bolsonarista que chamou Lula de ‘ladrão’

Decisão atende o pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR) e da Polícia Federal (PF).

O deputado federal Gilvan, do PL-ES. Foto: Arquivo/Câmara dos Deputados
Apoie Siga-nos no

O ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal, decidiu autorizar a abertura de um inquérito para investigar o deputado federal Gilvan da Federal (PL-SP) por chamar o presidente Lula (PT) “ladrão” e “corrupto” em 2023.

A decisão de Fux atende o pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR) e da Polícia Federal (PF).

O caso a ser investigado aconteceu em 9 de julho do ano passado, quando o deputado usou o ato do Movimento Pró-Armas para ofender o presidente Lula.

“Na Presidência da República está um ex-presidiário, ladrão, corrupto, condenado por corrupção e lavagem de dinheiro. Eu repito: é ladrão! ladrão”, disse.

No mesmo evento, o deputado ainda ofendeu o então ministro da Justiça, Flávio Dino. Ele também desafiou Dino a apreender sua arma.

“Um ministro da Justiça que vai em uma comunidade dominada por uma facção, sem trocar tiro. Em comunidade dominada só sobe trocando tiro ou com autorização. E eu digo como o sargento Fahur: Flávio Dino, vem tomar minha arma se você é homem. Vem tomar minha arma”, afirmou.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo