Política
Fora da abertura da COP 26, Bolsonaro grava vídeo para evento paralelo
Vídeo gravado por Jair será transmitido no pavilhão do Brasil em Glasgow, informou o Ministério do Meio Ambiente


O presidente da República, Jair Bolsonaro, não participará da abertura da COP 26, nesta segunda-feira 1, em Glasgow, na Escócia, que reuni 117 chefes de Estado e outras autoridades. Bolsonaro está na Itália recebendo uma homenagem na cidade de seu bisavó.
O chefe do Executivo decidiu não ir à Convenção do Clima, argumentando que se tratava de uma “estratégia nossa”. Na sequência, o vice-presidente, Hamilton Mourão, avaliou que se Bolsonaro fosse ao evento iriam “jogar pedra” no presidente.
A comitiva do Brasil à Escócia conta com a participação de 11 governadores e do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco. Como representante do governo federal, Bolsonaro enviou o ministro do Meio Ambiente, Joaquim Leite.
Na lista divulgada nesta madrugada pela organização da Convenção, estão previstos discursos tanto de chefes de Estado e de governo de economias desenvolvidas – como Espanha, Alemanha e Estados Unidos – quanto de países de menor expressão econômica, como Ilhas Maurício, Nepal, Georgia e Belize.
Bolsonaro preparou um vídeo de cinco minutos para ser exibido após a abertura do evento. A transmissão, conforme o Ministério do Meio Ambiente (MMA), será feita no pavilhão do Brasil, em Glasgow, junto com um espaço montado em parceria com a Confederação Nacional da Indústria (CNI), em Brasília.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.