Política

‘Folha’ alerta para casos de assédio e hostilidade contra pesquisadores do Datafolha

Segundo o jornal, foram registrados casos em oito estados. No Rio Grande do Sul, um policial chegou a levar um pesquisador para uma viatura

Foto: Nelson Jr./ASICS/ TSE Foto: Nelson Jr./ ASICS/ TSE
Apoie Siga-nos no

Ao menos dez ocorrências contra equipes que conduzem a pesquisa eleitoral do Datafolha foram registradas em oito estados diferentes em um único dia. A informação é do jornal Folha de S. Paulo. Os casos citados ocorreram na terça-feira 13.

Na maior parte das ocorrências, segundo o jornal, os trabalhadores foram hostilizados com gritos e xingamentos. Em uma delas, porém, um pesquisador chegou a ser empurrado por um homem que dizia ser eleitor de Jair Bolsonaro (PL). O caso aconteceu em Goiânia, capital do estado de Goiás. Segundo o relato, o bolsonarista disse não querer o Datafolha nas redondezas.

Há também uma ação policial contra um pesquisador no Rio Grande do Sul. De acordo com o registro do jornal, um agente da polícia do estado disse ser apoiador do presidente e tentou levar o pesquisador ‘para averiguação’ na viatura. Durante o trajeto, ele fez perguntas ao homem e acabou o liberando em outro local.

A violência contra os pesquisadores do instituto não é novidade. De acordo com Luciana Chong, diretora-geral do Datafolha, os pesquisadores sempre conviveram com gritos e tentativas de intimidação com gravações durante o trabalho. Mas a situação, diz, piorou após o 7 de Setembro, ocasião em que Bolsonaro fez diversos ataques ao instituto.

O jornal cita ainda outros casos ‘mais emblemáticos’ ocorridos neste ano. Em agosto, por exemplo, uma pesquisadora de Belo Horizonte caiu após ser perseguida por homens que queriam pegar o tablet que usava para a pesquisa. Em outro caso, no Maranhão, um guarda municipal chegou a ser chamado porque a pesquisadora estaria se negando a pegar respostas de quem se oferecia para a pesquisa. O Datafolha esclarece, no entanto, que a recusa faz parte da sua metodologia.

“Os pesquisadores do instituto recebem um treinamento padronizado, que determina que pessoas que se oferecem para serem entrevistadas devem ser obrigatoriamente evitadas, para que a amostra seja aleatória”, diz o instituto em nota. “Como parte do material de todos os pesquisadores são checados remotamente, a transgressão dessa norma leva ao cancelamento automático de todos os questionários desse pesquisador”

Os dez casos de hostilidade e violência contabilizados nesta quinta-feira pelo jornal foram registrados em São Paulo, Minas Gerais, Alagoas, Maranhão, Goiás, Pará, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

Em sua maioria, conforme destaca a Folha, quem faz os ataques se identifica como bolsonarista e acusa o instituto de atuar para manipular os resultados, ecoando um discurso feito pelo ex-capitão. Nesta terça, porém, em um dos registros, a mulher que hostilizou a pesquisadora se dizia eleitora de Lula.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar