Política

A acirrada disputa entre Lula e Bolsonaro na região Sul, segundo o Atlas Político

Pesquisa mostra um empate técnico entre os candidatos em dois estados considerados bolsonaristas

Lula e Jair Bolsonaro. Fotos: Ricardo Stuckert e Miguel Schincariol/AFP
Apoie Siga-nos no

Pesquisa Atlas Político divulgada na terça-feira 13 mostra um empate técnico, dentro da margem de erro, entre o ex-presidente Lula (PT) e o presidente Jair Bolsonaro (PL) em dois estados da região sul do País.

De acordo com o levantamento, no Rio Grande do Sul, o ex-capitão tem 40,7% das intenções de voto contra 40,2% do petista. Na sequência, aparecem Simone Tebet (MDB), com 8,4%, e Ciro Gomes (PDT), com 6,9%. Os demais candidatos não chegaram a 1%.

Para chegar aos resultados, o instituto entrevistou 1597 eleitores entre os dias 4 e 8 de setembro de 2022. A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos e o nível de confiança é de 95%. A pesquisa, contratada pela Arko Advice, está registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o número RS-04302/2022.

No Paraná, Bolsonaro aparece numericamente à frente de Lula com 42,7% das intenções de voto contra 38,2% do petista. No estado, Tebet tem 6,1% e Ciro fica com 5,2%.

O candidato do partido Novo, Felipe D’Avila, somou 1,6 ponto percentual e Soraya Thronicke pontuou 1,2%. Os demais candidatos não alcançaram 1%.

No Paraná, o Atlas entrevistou 1645 pessoas entre os dias 4 e 8 de setembro de 2022. A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos e o nível de confiança é de 95%. O levantamento foi registrado sob o número PR-08853/2022.

O instituto também monitorou o cenário em Santa Catarina, mas uma decisão judicial impediu a divulgação.

Como margem de comparação, no segundo turno de 2018, Bolsonaro teve 63,24% dos votos no Rio Grande do Sul contra 36,76% de Fernando Haddad (PT). No primeiro turno, o atual presidente somou 52,62% e o petista ficou com 22,81%.

Há quatro anos, no Paraná, o ex-capitão recebeu 68,43% no segundo turno. Já o ex-prefeito de São Paulo foi escolhido por 31,57%. Na primeira etapa, Bolsonaro teve 56,89% e Haddad, 19,70%.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo