Justiça

Flávio Bolsonaro evita explicar repasse extra de Vorcaro para ‘Dark Horse’

O senador diz que produtora deve esclarecer pagamento de 1,6 milhão de dólares; transferência contradiz declaração de que último repasse havia ocorrido em maio de 2025

Flávio Bolsonaro evita explicar repasse extra de Vorcaro para ‘Dark Horse’
Flávio Bolsonaro evita explicar repasse extra de Vorcaro para ‘Dark Horse’
O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ). Foto: Daniel Ramalho/AFP
Apoie Siga-nos no

O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), candidato à Presidência da República, evitou nesta terça-feira 1º responder sobre um novo repasse de Daniel Vorcaro para Dark Horse, filme sobre seu pai, Jair Bolsonaro (PL). A revista piauí revelou que um relatório do Coaf registra uma transferência de 1,6 milhão de dólares para o Havengate Development Fund, fundo usado para administrar os recursos da produção, em 16 de setembro de 2025.

Questionado por jornalistas no Senado, Flávio afirmou que não trata dos pagamentos e transferiu à produtora a responsabilidade pelos esclarecimentos. “Essas informações eu não tenho como saber porque eu não trato disso, gente. Tem que perguntar para a produtora”, disse. 

Em seguida, afirmou que o valor já estaria contemplado na prestação de contas. “Pergunte para a produtora que parcela é essa. O valor está na prestação de contas”, afirmou.

O novo repasse é relevante porque contradiz uma declaração anterior do senador. Em entrevista à GloboNews, em maio, depois que o Intercept Brasil revelou a relação financeira entre Vorcaro e Dark Horse, Flávio afirmou que o último pagamento do banqueiro havia sido feito naquele mês. O registro do Coaf mostra, porém, que houve uma nova transferência quatro meses depois.

A data do pagamento também coincide com uma cobrança feita pelo próprio Flávio. Oito dias antes da transferência, o senador havia enviado um áudio a Vorcaro cobrando parcelas atrasadas. “Como tem muita parcela pra trás, cara, tá todo mundo tenso […]. A gente não pode vacilar, não pode não honrar com os compromissos aqui.”

A relação de Flávio com o financiamento do filme já havia provocado mudanças em suas explicações. Inicialmente, ele negou ter procurado Vorcaro. Depois que mensagens e áudios vieram a público, admitiu ter buscado o banqueiro para captar recursos para o filme. Em maio, também prometeu apresentar uma prestação de contas do filme em até 30 dias.

O prazo terminou sem a divulgação dos dados prometidos. Em agosto, Flávio passou a afirmar que a prestação de contas havia sido feita pela produtora e disse que o episódio era uma “página virada”. Depois, afirmou que não cabia a ele prestar contas sobre o filme e passou a atribuir à produtora a responsabilidade pelos esclarecimentos.

Nesta terça, diante da nova informação sobre o dinheiro de Vorcaro, Flávio repetiu essa estratégia. Em vez de explicar o repasse ou esclarecer por que havia afirmado que os pagamentos haviam terminado em maio de 2025, disse que não tinha condições de falar sobre o assunto e a resposta deveria ser dada pela produtora. A assessoria do senador também não apresentou esclarecimentos.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

2026 já começou

Às vésperas das eleições de 2026, o País volta a encarar um ponto de inflexão: o futuro democrático está novamente em jogo.

A ameaça bolsonarista não foi derrotada, apenas recuou. No Congresso, forças conservadoras seguem ditando o ritmo. Lá fora, o avanço da extrema-direita e os conflitos em Gaza, no Irã e na Ucrânia agravam a instabilidade global.

Se você valoriza o jornalismo crítico, independente e comprometido com a democracia, este é o momento de agir.

Assine ou contribua com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo