Política

Fakes pró-Bolsonaro espalham desinformação disfarçada de paródia

Páginas falsas de jornalistas e veículos de imprensa multiplicam-se no Twitter desde o mês passado, sob apoio do presidente

Apoie Siga-nos no

Os soldados de Jair Bolsonaro na internet têm uma nova tática na guerra contra a imprensa. Vem germinando desde o mês passado no Twitter uma rede de perfis que se passam por jornalistas e veículos sob justificativa de ‘sátira’ ou ‘paródia’.

O modus operandi é o mesmo: contas trazem o nome de veículos de imprensa ou de jornalistas com um discreto erro de digitação — a CartaCapital, por exemplo, virou “CarpaCapital” em uma dessas falsificações.

O nome traz também uma figura azul que lembra o ícone de conta verificada e emulam a identidade visual do veículo verdadeiro.

Há contas associadas aos jornalistas Chico Pinheiro, Mônica Bergamo, Gilberto Dimenstein, Renata Vasconcellos e até do STF e seus ministros. As contas seguem umas as outras e compartilham mutuamente suas publicações, majoritariamente favoráveis ao presidente e contra adversários.

O próprio Bolsonaro é um grande vetor desse conteúdo. Desde o dia 1º, o presidente empossado compartilhou cinco vezes posts de perfis sob o nomes como “Trolha de S. Paulo”, “The Comunist” e “Estabão”. Ao mesmo tempo, bloqueia jornalistas e veículos, impedindo questionamentos.

Esses posts emulam jargões jornalísticos e a linguagem de comunicação dos órgãos públicos. A conta falsa do Supremo noticiou, por exemplo, que o motorista Fabrício Queiroz havia sido absolvido pelo Ministério Público Federal no caso Coaf.

https://twitter.com/STF_Oficianal/status/1080666050625187841

Leia também: Antipresidente: o passo torto de Bolsonaro em 7 dias de governo

Mudança de estratégia

A advogada Samara Schuch, especialista em Direito Digital, aponta uma sofisticação da tática de fake news desde as eleições. Como o assunto repercutiu na imprensa e entre usuários, os operadores passaram a tentar emular a imprensa profissional. Além disso, as próprias plataformas lançaram mecanismos contra a ação automatizada.

“Desde o fim das eleições, muita gente passou a checar com mais atenção a fonte das informações que compartilha, esse canais passaram a buscar formas de convencer o público da própria credibilidade”, explica.

A tática mais usada é o typosquatting: se aproveitar de um erro de digitação para registrar sites ou páginas que levem o leitor a acreditar que aquele é o conteúdo de um veículo conhecido. E o compartilhamento em massa traz uma sensação de consenso sobre aquele assunto.

Na prática, essas publicações acabam enganando muita gente. A senadora Gleisi Hoffmann denunciou no último dia 6 um caso de fake news atribuída a ela por um perfil falso da jornalista Monica Bergamo.

“O PT entrou com uma liminar pedindo anulação do projeto de Bolsonaro com Israel para acabar com a seca no nordeste; a seca no Nordeste é cultural, quase um patrimônio, e não deve ser destruída”, dizia o post atribuído a Gleisi. Bergamo também se manifestou.

Leia também: Bolsonaro começa a aplicar sua própria agenda ideológica

Para evitar que o perfil seja bloqueado, o usuário responsável cria uma (ou várias) conta reservas com outro número de celular – há dezenas de falsas Mônicas Bergamo na rede. Outro truque é fazer tentativas sucessivas de “ressuscitar” as contas com dados diferentes.

Nos últimos dias, essas contas passaram a apresentar como ‘paródias’ ou ‘páginas humorísticas’. Foi criada nos uma conta batizada Central de Imprensa da Imprensa Sátira do Brasil, que agrega vários desses perfis. E as hostes bolsonaristas tentaram emplacar uma campanha contra censura.

Conversa entre usuária do Twitter e perfil falso aponta tática massiva de criação de perfis. (Reprodução/Twitter)

Mentira ou bom humor?

Para a advogada, a fronteira entre humor e fake news é uma maneira desses se blindarem de eventuais processos. “A liberdade de expressão é uma garantia extremamente subjetiva na Constituição, depende sempre de uma análise humana”.

Abre-se também um flanco para evitar sanções das próprias redes sociais, sediadas nos EUA e submetidas às leis daquele país. “Essas máquinas de fake news tentam se aproveitar disso porque o direito americano valoriza a liberdade de imprensa. As próprias corporações vendem a ideia de liberdade de expressão, e por isso evitam ao máximo apagar qualquer conteúdo”.

O Twitter estabelece algumas regras para os perfis de cunho humorístico ou de fã-clube. É obrigatório, por exemplo, indicar claramente que o usuário não é afiliado ao assunto da conta, incorporando termos como “paródia,” “falso/fake”.

Questionada a respeito dos bloqueios, a empresa reafirmou os termos de uso que avalia as denúncias de usuários e caso as violações sejam comprovadas, essas contas estão sujeitas “à aplicação das medidas cabíveis”.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo