Política

Extrema-direita: Faria processa Araújo por declarações em programa reacionário

Recentemente, o ministro das Comunicações também se envolveu em uma disputa com o blogueiro Allan dos Santos, foragido da Justiça

Fabio Faria e Ernesto Araújo. Fotos: Marcelo Camargo/Agência Brasil e José Cruz/Agência Brasil
Apoie Siga-nos no

O ministro das Comunicações, Fabio Faria, protocolou uma queixa-crime na Justiça do Distrito Federal contra o ex-ministro das Relações Exteriores Ernesto Araújo por calúnia, injúria e difamação.

A peça se baseia na participação de Araújo em um programa reacionário no YouTube chamado ConservaTalk na última segunda-feira 17. Também estiveram no talk show outros bolsonaristas, como o pastor Silas Malafaia e os ex-ministros Ricardo Salles e Abraham Weintraub.

Segundo o processo, Araújo acusou Faria de “entregar o 5G para a China” e sugeriu que o PSD, partido do ministro das Comunicações, seria financiado pelos chineses “e, portanto, no seu entender, as ações do Ministério das Comunicações do Brasil estariam pautadas, na realidade, pelos interesses do país oriental”.

Ao listar os supostos crimes cometidos por Araújo na entrevista, a defesa de Faria alega que “a honra se encontra entre os institutos mais antigos tutelados pelo Direito” e que “o discurso de ódio do Querelado restou desacompanhado de qualquer elemento informativo concreto que pudesse respaldar suas afirmações”.

Recentemente, Fabio Faria também se envolveu em uma disputa com o blogueiro bolsonarista Allan dos Santos, considerado foragido pela Justiça. Ambos participaram de um evento evangélico na Flórida, nos Estados Unidos, no início de janeiro.

Um dia depois do encontro, Faria divulgou uma nota para explicar a presença no evento e mencionou os problemas judiciais de Allan dos Santos.

“Fui convidado para discursar num evento de um pastor de uma igreja que eu e minha família frequentamos quando estamos em Orlando. Não havia nenhuma indicação que entre os presentes estaria alguém com problemas com a Justiça brasileira. Se eu soubesse que ele iria, eu não teria comparecido”, diz o texto.

Dias depois, via Telegram, o blogueiro devolveu: “Há pessoas que não compreendem a diferença entre ser um jornalista e um assessor de imprensa. O Fábio Farias é uma delas. Se ele precisa e deseja um poodle para chamar de seu, ao menos reconhece que não sou um pet. Por fim, o Marcelo Odebrecht nunca me apelidou de nada”. E completou: “Nem Bolsonaro confia no Mourão e vocês querem que eu confie em Fábio Faria porque ele ‘está no governo’? Isso é piada, né?”.

O outro lado

Ernesto Araújo usou as redes sociais nesta quinta 20 para rebater o ministro das Comunicações.

“Fábio Faria, seu processo contra mim só confirma sua sanha em perseguir conservadores”, escreveu Araújo em sua conta no Twitter. Também acusou o ministro bolsonarista de não conseguir “formular resposta decente aos ataques diários da esquerda”, mas ser “veloz em processar a mim, um conservador fiel ao projeto original do presidente JB”.

O ex-ministro ainda afirmou ter dito “a verdade” ao criticar Faria. E emendou: “Só não vê de que lado você está quem não quer. Você está do lado da velha política, contra o projeto transformador que o povo brasileiro escolheu em 2018 na figura do Presidente Jair Bolsonaro”.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar