Política

Exército tira comando de oficial que desmaiou ao ser alvo da PF na semana passada

Outro oficial também foi retirado da função após ação policial

Polícia Federal Foto: Divulgação/Polícia Federal
Apoie Siga-nos no

O comandante do Exército, general Tomás Ribeiro Paiva, exonerou de cargos de comandantes dois oficiais alvos da Operação Tempus Veritatis, que apura a participação de autoridades e militares na tentativa de um golpe de Estado em 2022.

A portaria que atinge os tenentes-coronéis Hélio Ferreira Lima e Guilherme Marques Almeida foi publicada nesta quarta-feira 14 no Diário Oficial da União. 

Ferreira Lima deixou a 3ª Companhia de Forças Especiais, em Manaus (AM), enquanto Almeida foi retirado do comando do 1º Batalhão de Operações Psicológicas do Exército, em Goiânia.

Os dois militares já estavam suspensos de seus cargos por determinação do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal. 

Almeida desmaiou ao receber os agentes da Polícia Federal que cumpriram medidas de busca e apreensão na semana passada, segundo o site Metrópoles.

De acordo com as investigações, ele faria parte do núcleo bolsonarista responsável por disseminar informações falsas sobre o sistema eleitoral. 

A investigação encontrou mensagens trocadas entre Almeida e o ex-ajudante de ordens de Jair Bolsonaro (PL) Mauro Cid, nas quais os dois apontavam estratégias para questionar o processo eleitoral. 

Hélio Ferreira Lima integraria o mesmo núcleo, além de ter plantado e executado medidas para manter os acampamentos golpistas na frente de quartéis. 

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo