Política
Exército confirma o afastamento de militares presos em operação da PF sobre plano golpista
A Força explica que os oficiais foram ‘agregados’ – ou seja, removidos da escala para ficar exclusivamente à disposição da Justiça


O Exército formalizou nesta quinta-feira 22 o afastamento de dois militares presos durante uma operação da Polícia Federal sobre a articulação de um golpe de Estado para reverter o resultado da eleição de 2022. O ato foi publicado no Diário Oficial da União.
Um dos afastados é o coronel de cavalaria Bernardo Romão Corrêa Neto, apontado pelas investigações como um ex-braço-direito do tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Jair Bolsonaro (PL).
O outro alvo da medida é o tenente-coronel Rafael Martins de Oliveira. A PF diz que o militar é um dos “kids pretos” (nomenclatura informal de militares da elite do Exército) e trocou mensagens com Cid a fim de organizar o pagamento de 100 mil reais para levar manifestantes golpistas do Rio de Janeiro a Brasília.
As portarias foram assinadas pelo general de brigada Antônio Bispo de Oliveira Filho, chefe da Diretoria de Controle de Efetivos e Movimentações do Comando do Exército.
Nelas, a Força explica que os oficiais foram “agregados” – ou seja, removidos da escala do Exército para ficar exclusivamente à disposição da Justiça.
Ao mandar prender os militares, o ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes também os afastou das funções públicas. As portarias que oficializam o afastamento têm data retroativa a 8 de fevereiro, quando a PF deflagrou a Operação Tempus Veritatis.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Exército tira comando de oficial que desmaiou ao ser alvo da PF na semana passada
Por CartaCapital
Justiça arquiva investigação contra Haddad por suposto ‘caixa 2’ em campanha para prefeitura de SP
Por CartaCapital