Política
Exame/Ideia: Lula tem 44%, Bolsonaro 36% e Ciro Gomes chega a 9%
Pesquisa aponta vitória do petista em todos os cenários de segundo turno; Ciro e Tebet não venceriam o ex-capitão em disputas diretas
A nova pesquisa da Exame/Ideia divulgada nesta quinta-feira 25 traz Lula (PT) na liderança da corrida presidencial com 44% das intenções de voto. Jair Bolsonaro (PL) está em segundo lugar e soma 36% de indicações dos eleitores ao seu nome.
O levantamento tem ainda Ciro Gomes (PDT) com 9% da preferência dos brasileiros. O pedetista vinha oscilando negativamente nas últimas rodadas da pesquisa, mas conseguiu se recuperar com o início da campanha. Pouco mais distante está Simone Tebet (MDB), com 4% das intenções de voto.
Três candidatos pontuam 1% cada: Pablo Marçal (PROS), Felipe D’avila (Novo) e Vera Lúcia (PSTU). Outros cinco nomes não conseguiram ultrapassar a marca: Leonardo Péricles (UP), Sofia Manzano (PCB), Soraya Thronicke (União Brasil), Roberto Jefferson (PTB) e José Maria Eymael (PSC).

Os resultados, quando comparados ao levantamento anterior, mostram um estreitamento na distância entre os principais concorrentes na disputa. Na rodada anterior, Lula superava Bolsonaro por 11 pontos de vantagem. A diferença atual é de 8 pontos. A queda foi puxada pelo aumento de 3% nas intenções de voto no ex-capitão, enquanto o petista se manteve estável.
Lula venceria todos no segundo turno
O monitoramento da Exame/Ideia também mediu a preferência dos eleitores em cinco cenários diferentes de segundo turno. Lula lidera em todos que seu nome aparece como opção. Ciro Gomes e Simone Tebet não venceriam Bolsonaro em disputas diretas, segundo a pesquisa. Veja os números:
- Lula 49% X Jair Bolsonaro 40%
- Lula 46% X Simone Tebet 26%
- Jair Bolsonaro 38% X Ciro Gomes 34%
- Lula 43% X Ciro Gomes 31%
- Jair Bolsonaro 40% X Simone Tebet 25%
A pesquisa
O levantamento da Exame/Ideia foi realizado entre os dias 19 e 24 de agosto e conta com 1.500 entrevistas por telefone. A margem de erro é de 3 pontos percentuais e o nível de confiança do levantamento é de 95%. O levantamento está registrado com o número BR-02405/2022 no Tribunal Superior Eleitoral.
EXAME-IDEIA_ELEICOES_25-DE-AGOSTO-editorialApoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também
Campanha de Bolsonaro prepara ofensiva nas redes sociais contra Lula durante JN
Por Agência O Globo
Entrevista com Ciro dá ao Jornal Nacional sua 2ª maior audiência no ano
Por CartaCapital



