Política

Ex-vereador do PT é assassinado a tiros em Jandira, na Grande São Paulo

A Polícia não descarta nenhuma hipótese, mas trabalha com a suspeita de vingança política

Apoie Siga-nos no

O ex-vereador Zezinho do PT, de 51 anos, foi assassinado a tiros na tarde desta sexta-feira 28 em Jandira, município da região metropolitana de São Paulo. O crime teria acontecido por volta de 17h25 na rua Francisco Tomás da Silva, no Jardim Gabriela, segundo a Guarda Civil Metropolitana (GCM).

Segundo informações de moradores, um veículo com uma pessoa armada dentro se aproximou e disparou contra o vereador. A Polícia não descarta nenhuma hipótese, mas trabalha com a suspeita de vingança política, segundo o G1, devido às recentes denúncias de corrupção na Prefeitura do município.

Conhecido pela atuação política no município, Zezinho foi vereador por três mandatos, de 2005 a 2016. Neste ano ele concorreu ao cargo de deputado federal e obteve 8.858 votos. Em 2020, o ex-vereador se candidatou à Prefeitura de Jandira, mas acabou ficando em terceiro lugar com 10,56% dos votos válidos.

Nas redes sociais, políticos cobraram a investigação do caso e afirmaram se tratar de violência política. O deputado federal eleito Guilherme Boulos (PSOL-SP) manifestou solidariedade aos familiares e pediu que “o Estado encontre os criminosos”.

Segundo o secretário de comunicação do PT em São Paulo, Jilmar Tatto, o partido vai “acompanhar o desenrolar deste crime e suas motivações”. Já o deputado federal Alencar Santana (PT) disse que “a militância bolsonarista segue disseminando o terror agora em São Paulo também” e pediu “celeridade pela justiça”.

Em contato com CartaCapital, o presidente do PT em São Paulo, Luiz Marinho, disse que o assassinato do ex-vereador “é fruto do ódio e da violência que vêm sendo estimulados pelo Bolsonaro e sua política irresponsável de armamento desenfreado”.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo