Política

Ex-ministro de Bolsonaro sinaliza voto em Dino em eventual indicação para o STF

Ciro Nogueira, que chefiou a Casa Civil do ex-capitão, segue Valdemar Costa Neto e é o segundo nome de peso do bolsonarismo que indica voto em Dino em caso de indicação para a Corte

Foto: Marcos Corrêa/PR/Flickr
Apoie Siga-nos no

O presidente do PP, senador Ciro Nogueira, sinalizou que poderá votar em Flávio Dino, atual ministro da Justiça e Segurança Pública, caso o integrante do governo Lula (PT) seja indicado para a vaga aberta no Supremo Tribunal Federal (STF). Nogueira, que é um dos principais nomes de oposição ao governo, declarou a intenção de voto em entrevista ao jornal O Globo, publicada nesta sexta-feira 6.

Não seria o primeiro voto do parlamentar da oposição a um nome indicado por Lula. Na votação que aconteceu após a sabatina de Cristiano Zanin para o cargo de ministro do STF, Ciro Nogueira já tinha dado o aval para o nome indicado por Lula à Corte.

“Eu não discuto nomes, é um direito do presidente escolher nomes. Eu gostaria muito que o Lula não indicasse ninguém. Preferia que o Bolsonaro estivesse indicando. Mas, como ele [Lula] foi eleito, foi a população que deu esse direito a ele. Então, ele tem todo o direito [de indicar Dino]”, afirmou o parlamentar.

Flávio Dino vem sendo cotado para a Suprema Corte após a aposentadoria da ex-ministra Rosa Weber. Na esteira das especulações sobre o próximo integrante da instância máxima do Judiciário do país, Dino chegou a dizer que pretende abandonar a política, caso seja aprovado para o STF. Diante da repercussão da fala, Dino confirmou, recentemente, que não falaria mais sobre uma eventual indicação.

Para Nogueira, o voto será condicionado ao cumprimento ou não dos requisitos para o cargo de ministro da Suprema Corte. “Eu votei a favor do Zanin, porque ele cumpria todos os requisitos, foi muito bem na sabatina. Não tem porque eu não votar a favor de um nome, seja qualquer nome, se ele cumprir o requisito. É um direito do presidente”, salientou.

A declaração de Ciro Nogueira se alinha ao entendimento de Valdemar Costa Neto, presidente do PL. Na semana passada, Valdemar apontou que o partido não deve se opor a uma hipotética indicação de Dino ao STF. A sigla possui onze representantes no Senado.

Base aliada do governo Lula

Na entrevista, Ciro Nogueira fez questão de destacar que, no seu entendimento, o PP não faz parte da base de apoio do governo, embora um dos ministros de Lula, André Fufuca, do Esporte, seja do partido. A escolha do ministro que substituiu Ana Moser foi feita à revelia de Nogueira, alega.

“Partido para ser base tem que se reunir, as lideranças aprovarem e fazer a indicação do partido. E isso não aconteceu”, apontou Nogueira. “A escolha do Fufuca foi uma coisa que só o Lula é capaz de fazer, caso único no mundo. Você escolhe o nome para depois procurar qual é o ministério”, afirmou.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo