Política

Ex-governador do Espírito Santo é assassinado a tiros em Vitória

Ex-assessor de Gerson Camata por cerca de 20 anos confessou ser o autor do crime. 

Ex-governador do Espírito Santo Gerson Camata. Crédito: Arquivo/Agência Senado/Geraldo Magela Ex-governador do Espírito Santo Gerson Camata.
Apoie Siga-nos no

O ex-governador do Espírito Santo Gerson Camata (MDB), de 77 anos, foi assassinado a tiros na tarde desta quarta-feira (26), na Praia do Canto, em Vitória. Segundo a Secretaria de Segurança Pública do Estado, Marcos Venício Moreira Andrade, ex-assessor de Gerson Camata por cerca de 20 anos, confessou a autoria do crime.

O ex-governador movia ação judicial contra o ex-auxiliar, na qual a Justiça já havia determinado o bloqueio de R$ 60 mil da conta bancária do autor do crime. Marcos Venício foi preso minutos depois, em flagrante, por policiais que estavam de folga.

Formado em economia, Gerson Camata foi apresentador de um programa de televisão, no Espírito Santo, nos anos de 1960. A partir daí, foi para a política. Em 1966, se elegeu vereador em Vitória. Também foi deputado estadual, deputado federal e governador do Espírito Santo. No Senado, Gerson Camata exerceu três mandatos, entre 1987 e 2011.

Na Constituinte, o parlamentar defendeu a limitação do direito de propriedade privada, o mandado de segurança coletivo, a jornada semanal de 40 horas, o aviso prévio proporcional, a unicidade sindical, o voto aos 16 anos, o presidencialismo, a limitação dos juros reais em 12% ao ano, o mandato de cinco anos para presidente e a criação de um fundo de apoio à reforma agrária.

Como parlamentar da Constituinte, ele se absteve das votações relativas ao turno ininterrupto de seis horas e à anistia aos micro e pequenos empresários.

Era casado com Rita Camata, ex-deputada federal por cinco mandatos, que foi relatora do Estatuto da Criança e do Adolescente e da Lei de Responsabilidade Fiscal. O ex-governador deixa dois filhos.

Leia também: Pena de morte gera divergência pública no clã Bolsonaro

O governador do Espírito Santo, Paulo Hartung, decretou luto oficial de sete dias no estado em homenagem ao ex-governador. O governador eleito do Espírito Santo, Renato Casagrande (PSB), que assume o comando do estado na próxima semana, manifestou pesar pela morte de Gerson Camata. Pelo Twitter, ele se disse “consternado” com o crime e elogiou a trajetória do ex-governador.

*Com informações da Agência Brasil

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo