Política

Ernesto Araújo, ex-chanceler de Bolsonaro, é ridicularizado em entrevista à BBC

Ernesto Araújo participou do programa HardTalk da emissora britânica

O chanceler Ernesto Araújo. Foto: Evaristo Sá/AFP Araújo, vamos acabar com tudo isso aí, talkey? (Foto: Evaristo Sá/AFP)
Apoie Siga-nos no

O ex-chanceler do governo Bolsonaro, Ernesto Araújo foi desmoralizado em uma entrevista que concedeu a rede britânica BBC, nesta quinta-feira 16.

Apresentado pelo jornalista Stephen Sackur, o programa HardTalks é um dos mais conhecidos da BBC News. 

No início do programa o jornalista britânico acusa o ex-chanceler de ser cúmplice do presidente Jair Bolsonaro no que ele definiu de desastrosa gestão da pandemia de Covid-19 no Brasil. 

Sackur ainda fez chacota com o termo “comunavírus” usado pelo governo para sugerir que a pandemia seria parte de uma estratégia plantada pelo socialismo. Além de mencionar a recusa de adquirir vacinas da China por motivos ideológicos. 

Ao se defender, Araújo deu início a um discurso conspiracionista, afirmando que a pandemia foi usada no Brasil como uma recurso político para tirar o presidente Bolsonaro do cargo e colocando a Organização Mundial da Saúde como um mecanismo de um complô marxista. 

“Até onde eu saiba, Karl Marx (1818-1883) não participou da fundação da OMS. Era isso mesmo o que você queria dizer?”, rebateu o apresentador, deixando o ex-chanceler sem reação.

O jornalista ainda refutou a tese de uso político da pandemia apresentando dados sobre a contaminação no País e da ingerência do presidente para lidar com a situação, que dificultou o combate ao vírus e estimulou que as pessoas não aceitassem as recomendações científicas. 

“Ele falhou em não proteger o seu próprio povo”, afirmou Sackur.

O ex-chanceler refutou a afirmação defendendo a tese mentirosa de que Bolsonaro foi impedido de agir por decisão do Supremo Tribunal Federal. 

Araújo ainda defendeu o tratamento precoce para a covid-19 e questionou a segurança das vacinas aplicadas pelo mundo e aprovada por organizações de saúde. 

“As vacinas foram desenvolvidas de forma muito rápida, sem a oportunidade de checagem de longo período. Então é natural que as pessoas têm o direito ou não de tomá-las. Estudos realizados ao redor do mundo apontam que as vacinas não são o caminho mais adequado para se lidar com isso [pandemia]”, disse o ex-ministro. 

Ele foi desmentido pelo jornalista a cada nova desinformação dita, mas continuou defendendo seu ponto de vista negacionista ao longo de toda a entrevista. 

Ernesto Araújo afirmou ter orgulho de ter participado do Governo Bolsonaro e revelou guardar mágoa por ser exonerado por pressão do “sistema”. 

Ao fim ainda alegou que a CPI da Covid no Senado foi uma farsa, sem, no entanto, apresentar argumentos para validar a sua opinião.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo