Mundo
EUA voltam a criticar o Brasil por abrigar navios do Irã: ‘Transmite a mensagem errada’
O Iris Makran e o Iris Dena receberam em 26 de fevereiro o aval para atracar no Porto do Rio de Janeiro


O governo dos Estados Unidos voltou a criticar o Brasil por autorizar a entrada de dois navios do Irã no País. O Iris Makran e o Iris Dena receberam em 26 de fevereiro o aval para atracar no Porto do Rio de Janeiro. Eles podem permanecer no local até 4 de março.
A decisão foi assinada pelo vice-almirante Carlos Eduardo Horta Arentz, vice-chefe do Estado-Maior da Armada, e publicada no Diário Oficial da União.
Na quarta-feira 8, a porta-voz da Casa Branca, Karine Jean-Pierre, ressaltou que o Brasil é um País soberano, mas contestou a decisão do governo Lula.
muito claros sobre isso.”Jean-Pierre repetiu, porém, que o Brasil pode decidir “como vai se envolver com outro país”.
Em 15 de fevereiro, a embaixadora norte-americana no Brasil, Elizabeth Bagley, havia feito um apelo para que o governo Lula não permitisse que os navios atracassem no Rio.
“Esses navios, no passado, facilitaram o comércio ilícito e atividades terroristas. O Brasil é um País soberano, mas acreditamos fortemente que esses navios não deveriam atracar em qualquer lugar”, declarou.
Segundo Bagley, “até o momento não há nenhum outro país do hemisfério que tenha autorizado (os navios do Irã)”.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

PGR diz ao STF que Lula não cometeu crime ao chamar Bolsonaro de ‘genocida’
Por CartaCapital
Justiça abre prazo de 15 dias para Lula apresentar plano sobre distribuição de absorventes pelo SUS
Por CartaCapital
Partido de Bolsonaro vai ao STF para derrubar medida de Lula sobre combustíveis
Por CartaCapital