Política

‘Estou disposto a trabalhar com Lula’, diz o presidente da China

A relação do país asiático com o Brasil piorou no governo do presidente Jair Bolsonaro

Foto Noel CELIS / AFP Noel CELIS / AFP
Apoie Siga-nos no

O presidente da China, Xi Jinping, parabenizou nesta segunda-feira 31 o ex-presidente Lula (PT) pela vitória na eleição do último domingo 30.

“Estou disposto a trabalhar com o presidente eleito Lula, de uma perspectiva estratégica e de longo prazo, para planejar e promover conjuntamente a um novo patamar a parceria estratégica abrangente entre a China e o Brasil, em benefício dos dois países e seus povos”, disse o líder asiático, de acordo com a emissora estatal CCTV. “Atribuo grande importância ao desenvolvimento das relações China-Brasil”.

A relação da China com o Brasil piorou no governo do presidente Jair Bolsonaro (PL). O parceiro asiático chegou a suspender importações de carne bovina brasileira após casos de “mal da vaca louca”.

O embaixador chinês no Brasil chegou a trocar farpas com Eduardo Bolsonaro (PL) nas redes sociais. A China também foi alvo de ataques do ex-chanceler Ernesto Araújo.

Além do chinês, o petista já foi cumprimentado pelos presidentes da Rússia, Ucrânia, Argentina, França, Estados Unidos e Chile.

Lula foi eleito para um terceiro mandato com 50,8% dos votos válidos. O petista assumirá em 1º de janeiro o seu terceiro mandato no Palácio do Planalto, depois de ter sido presidente nos períodos de 2003 a 2006 e 2007 a 2011.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo