Política

Erica Malunguinho retira pré-candidatura a deputada federal

Em carta aberta, ela afirma que ‘a política institucional não é o único instrumento de luta’

Deputada estadual Erica Malunguinho. Foto: Carol Jacob/Alesp
Apoie Siga-nos no

A deputada estadual Erica Malunguinho (PSOL-SP) anunciou, nesta segunda-feira 8, que deixará a disputa eleitoral de 2022 para o cargo na Câmara dos Deputados. 

Malunguinho foi a primeira mulher transsexual negra eleita deputada estadual no País, com 54 mil votos. Prestes a completar 4 anos de atuação na Assembleia Legislativa de São Paulo, ela afirma que pretende continuar na política, mas de outras formas.


“Eu estou disposta e disponível para pensar um projeto de sociedade, dentro da política institucional ou não”, explicou a deputada em entrevista ao site Alma Preta. “Estou viabilizando caminhos.”

Na Alesp, ela se destacou pela defesa dos direitos da população em situação de rua, da população negra e das pessoas trans. Seu mandato também foi marcado por manifestações de ódio e preconceito: a deputada também foi alvo de diversos ataques transfóbicos e ameaças de morte. 

O pioneirismo protagonizado por Erica Malunguinho ainda não foi visto em nível federal. Até o momento, o Congresso nunca teve uma deputada ou deputado federal transsexual e negro. 

Para ampliar a bancada e garantir uma vaga de deputado federal pelo PSOL, seguem na candidatura Guilherme Boulos, Luiza Erundina, Ivan Valente, Sâmia Bonfim e Erika Hilton.  

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo