Política

Entrada de PP e Republicanos no governo Lula está consolidada, diz José Guimarães

Segundo o líder do governo na Câmara, Lula ainda não bateu o martelo sobre quais pastas serão oferecidas às legendas

Foto: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados
Apoie Siga-nos no

O líder do governo na Câmara, José Guimarães (PT-CE), afirmou nesta terça-feira 18 que PP e Republicanos serão incorporados ao governo “a qualquer momento”, mas ponderou que o presidente Lula ainda não bateu o martelo sobre quais pastas serão oferecidas às legendas.

“A tese de incorporar esses partidos no governo já está consolidada. Igualmente esses nomes que surgiram na imprensa por indicações dos partidos. Essas forças políticas irão para o governo”, disse.

De acordo com Guimarães, a reforma ministerial será discutida no retorno de Lula a Brasília. O presidente está em viagem oficial à Bélgica, onde participou da cúpula Celac-UE, e deve desembarcar na capital federal nesta quarta-feira 19.

A possibilidade de formalizar a aliança com PP e Republicanos foi discutida em reunião no Palácio do Planalto entre o articulador político do governo, Alexandre Padilha, e os deputados Silvio Costa Filho (Republicanos-PE) e André Fufuca (PP-MA), cotados para integrar a Esplanada dos Ministérios.

Guimarães também elogiou Costa Filho, que, segundo ele, esteve ao lado de Lula nas eleições do ano passado, mesmo que o seu partido tenha apoiado Jair Bolsonaro.

“Silvio sempre foi um parlamentar que apoiou Lula, desde o primeiro turno. É um parceiro permanente do governo. Portanto, ele vindo para o ministério, qualquer que seja o ministério, eu acho que é uma boa para o governo.”

Ainda assim, PP e Republicanos não devem aderir formalmente – ao menos neste momento – à base da gestão federal. O ingresso das siglas do Centrão é visto como uma forma de ampliar os votos no Congresso a favor de projetos de interesse do governo.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo