Política

Entidades religiosas reforçam independência em relação à visita de Bolsonaro a Aparecida

CNBB e Santuário Nacional Aparecida divulgaram textos antes de chegada do presidente às solenidades de 12 de outubro

O presidente da República, Jair Bolsonaro, durante evento em igreja evangélica. Foto: Anderson Riedel/PR
Apoie Siga-nos no

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil e o Santuário Nacional Aparecida manifestaram independência em relação à decisão do presidente Jair Bolsonaro (PL) em estar presente nas solenidades do feriado do Dia de Nossa Senhora Aparecida, na quarta-feira 12.

Em nota nesta terça-feira 11, a Presidência da CNBB não cita Bolsonaro nominalmente, mas disse lamentar o que chamou de “exploração da fé e da religião” como forma de obtenção de votos no 2º turno da eleição presidencial.

“Momentos especificamente religiosos não podem ser usados por candidatos para apresentarem suas propostas de campanha e demais assuntos relacionados às eleições. Desse modo, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) lamenta e reprova tais ações e comportamentos”, diz o texto.

Na sequência, a entidade diz que “a manipulação religiosa sempre desvirtua os valores do Evangelho e tira o foco dos reais problemas que necessitam ser debatidos e enfrentados em nosso Brasil”.

Afirma ainda que “é fundamental um compromisso autêntico com a verdade e com o Evangelho” e condenou “veementemente” o que chamou de “uso da religião por todo e qualquer candidato como ferramenta de sua campanha eleitoral”.

“Convocamos todos os cidadãos e cidadãs, na liberdade de sua consciência e compromisso com o bem comum, a fazerem deste momento oportunidade de reflexão e proposição de ações que foquem na dignidade da pessoa humana e na busca por um país mais justo, fraterno e solidário.”

Já o Santuário Nacional Aparecida mencionou Bolsonaro e disse ter sido comunicado sobre a presença do presidente em uma das missas programadas para o município de Aparecida (SP).

A entidade disse que organizará a acolhida ao presidente “nas melhores práticas que um Chefe de Estado requer”, mas disse que tentará “garantir que a rotina dos peregrinos não seja impactada que pelas condições que a visita exige”.

Em seguida, o Santuário disse ter sido avisado posteriormente de que Bolsonaro participaria de um Terço que será rezado na cidade. A entidade reforçou não ter relação com o evento.

“É importante reforçar que esta atividade não é organizada pelo Santuário Nacional, tampouco tem anuência do Arcebispo de Aparecida”, afirma nota do arcebispo Dom Orlando Brandes. “É relevante também frisar que, embora tenha sido programada para acontecer no mesmo horário da Consagração a Nossa Senhora Aparecida, que há 65 anos tradicionalmente é rezada neste horário, a iniciativa é de um grupo independente, que não tem qualquer relação com o Santuário Nacional (…).”

O Partido dos Trabalhadores lançou uma nota na segunda-feira em que acusa Bolsonaro de ameaçar “tumultuar a Festa de Nossa Senhora Aparecida com evento paralelo”.

O presidente da República pretende marcar presença na cidade sob a companhia do seu candidato a governador de São Paulo, o ex-ministro Tarcísio de Freitas (Republicanos). Lula e Fernando Haddad (PT), candidato a governador, não vão ao evento. Geraldo Alckmin (PSB) e Janja estão cotados para comparecer.

O segmento dos católicos é onde Lula vai melhor que Bolsonaro, com 60% das intenções de voto, segundo o Ipec desta semana. O ex-capitão lidera entre evangélicos, com 63% de apoio.

ENTENDA MAIS SOBRE: , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo