Economia

Entidade diz que novo presidente da Petrobras não tem formação e experiência para o cargo

Associação entrou com uma representação na Comissão de Valores Mobiliários para verificar eventual ilegalidade na nomeação de Caio Mario Paes de Andrade

Entidade diz que novo presidente da Petrobras não tem formação e experiência para o cargo
Entidade diz que novo presidente da Petrobras não tem formação e experiência para o cargo
Caio Mario Paes de Andrade, o novo presidente da Petrobras. Foto: Emiliano Capozoli/Divulgação
Apoie Siga-nos no

A Associação Nacional dos Petroleiros Acionistas Minoritários da Petrobras, a Anapetro, entrou com uma representação na Comissão de Valores Mobiliários para questionar a nomeação de Caio Mario Paes de Andrade como novo presidente da estatal.

Em peça desta segunda-feira 27, a entidade diz que Andrade “não pode tomar posse” porque não possuiria “requisitos legais para tal”, e a decisão poderia representar “eventuais atos lesivos ao patrimônio da empresa Petrobras e aos interesses de seus acionistas”.

A Anapetro argumenta que Andrade “não possui notório conhecimento na área” e que não teria experiência no setor de petróleo e energia.

O documento destaca o Artigo 17 da Lei das Estatais, que exige a experiência profissional de pelo menos dez anos, no setor público ou privado, na área de atuação da empresa, e ter formação acadêmica compatível com o cargo.

Segundo a Associação, Andrade estaria descumprindo o primeiro requisito por ter apresentado somente uma passagem de um ano e meio no conselho da empresa estatal Pré-Sal Petróleo S/A.

Já a segunda exigência estaria “claramente incompatível” porque os seus diplomas de pós-graduação obtidos no exterior não teriam sido validados no Brasil.

A Associação pede a abertura de um procedimento administrativo para apurar “eventual ocorrência de ilegalidade” e, identificadas as irregularidades, que “sejam adotadas as medidas, inclusive cautelares, no sentido de obstar a continuidade das ações errôneas e lesivas à empresa”.

Conforme informou a Petrobras em nota, Andrade é formado em Comunicação Social pela Universidade Paulista, possui pós-graduação em Administração e Gestão pela Harvard University e mestrado em Administração de Empresas pela Duke University.

Andrade vem da Secretaria Especial de Desburocratização e entra no cargo após a saída de José Mauro Ferreira Coelho, que ocupou o posto por cerca de dois meses. O mandato está previsto até 13 de abril de 2023.

Confira a íntegra da representação da Anapetro:

00.-Denúncia-CVM-Caio-Mário-Paes-de-Andrade

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo