Mundo

Encontros com Papa e Macron: o que está em jogo na nova viagem de Lula à Europa

Presidente se encontrará com lideranças da França e Itália para resolver entraves ao acordo entre Mercosul e União Europeia; guerra da Ucrânia também está na pauta

Lula no imponente plenário do Parlamento português. Foto: PATRICIA DE MELO MOREIRA / AFP
Apoie Siga-nos no

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) embarca na noite desta segunda-feira 19 rumo à Europa. Na agenda, já estão previstos encontros com o presidente da Itália, Sergio Mattarella, e da França, Emmanuel Macron, além disso, o petista também deverá se reunir com o Papa Francisco, no Vaticano.

Os encontros começarão na terça-feira 20, quando Lula se reúne em Roma com o sociólogo italiano Domenico de Mais. Na quarta, o petista será recebido pelo presidente Sergio Mattarella; na sequência participa de uma audiência com o Papa Francisco. Por fim, ainda na Itália, ele terá uma agenda com o prefeito de Roma, Roberto Gualtieri.

Na quinta, Lula parte para Paris, na França, onde cumpre agenda até sexta e atende à Cúpula para um Novo Pacto Financeiro Global, discursa no evento Power Our Planet e tem um jantar oferecido por Macron aos chefes de estado participantes da Cúpula.

Os encontros bilaterais e a participação na Cúpula tem como foco principal o meio ambiente. Na reunião com o presidente da França, ele deve focar na resolução dos entraves que a questão climática tem trazido para a conclusão de um acordo entre o Mercosul e a União Europeia. Na semana passada, Lula recebeu a presidente da Comissão Europeia na tentativa de chegar a um acordo.

O desmatamento ilegal no Brasil, a mineração e o desmonte ambiental promovido pelo governo anterior têm causado preocupação nos países do bloco Europeu, que discutem a inclusão de sanções de mercado caso o País continue a violar regras e acordos ambientais.

Em segundo plano e, principalmente, no encontro com o pontífice, Lula deve tocar em um assunto considerado espinhoso nas relações internacionais: a guerra na Ucrânia. Nos primeiros meses de governo, o petista fez uma primeira rodada de encontros bilaterais, mas sua postura ‘conciliadora’ diante da guerra foi vista como complacente e rechaçada pela imprensa internacional.

Diante o assunto, o presidente brasileiro tem mudado o discurso e seu foco agora é de criar um grupo de países que não estejam envolvidos diretamente no conflito para tentar mediar o diálogo entre ambos os lados.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo