Política

“Empenho para achatar a curva praticamente foi inútil”, diz Bolsonaro

Presidente voltou a defender o fim do isolamento social para conter o desemprego, em meio à pandemia do novo coronavírus

O presidente da República, Jair Bolsonaro. Foto: Reprodução/Facebook
Apoie Siga-nos no

O presidente Jair Bolsonaro voltou a defender o fim do isolamento social e a volta à normalidade, em meio à pandemia do novo coronavírus. Segundo ele, proibir as pessoas de trabalharem tem sido “inútil” e provoca o aumento do desemprego no país.

Em transmissão ao vivo em sua rede social, nesta quinta-feira 30, Bolsonaro parabenizava o governo do Rio Grande do Sul, de Eduardo Leite (PSDB), por projetar a reabertura das atividades.

“Espero que dê certo, espero que o Rio Grande do Sul volte à normalidade. Até porque, repetindo, 70% da população vai ser infectada. E pelo que parece, pelo que estamos vendo agora, todo o empenho para achatar a curva praticamente foi inútil. Agora, a consequência disso, o efeito colateral disso: desemprego. O povo quer voltar a trabalhar”, disse.

A declaração de Bolsonaro contraria uma série de especialistas que avaliam que o Brasil só não teve maiores estragos por causa do coronavírus porque os governadores se anteciparam com medidas de isolamento social. Esta posição é adotada por estudiosos da instituição britânica Imperial College London e pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Nem o próprio ministro da Saúde, Nelson Teich, levanta a mesma bandeira que Bolsonaro. Em coletiva de imprensa nesta quinta-feira 30, Teich afirmou que “ninguém está pensando em relaxar o isolamento”. O entendimento do Ministério da Saúde é de que não há melhor prevenção que o isolamento, já que ainda não existe uma vacina contra a covid-19.

De acordo com o último balanço da pasta, o país contabiliza 5.901 óbitos e mais de 85 mil infecções.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo