Política

“Ninguém está pensando em relaxar o isolamento”, diz Nelson Teich

Discurso se opõe aos planos do presidente Jair Bolsonaro em dar fim ao isolamento no país

O ministro da Saúde, Nelson Teich. Foto: José Dias/PR
Apoie Siga-nos no

O ministro da Saúde, Nelson Teich, afirmou nesta quinta-feira 30 que não cogita recomendar o relaxamento do isolamento nos estados e municípios. Na próxima semana, ele prevê a apresentação de novas diretrizes para orientar os governadores e prefeitos sobre medidas de combate ao novo coronavírus.

“Ninguém está pensando em relaxar o isolamento, a gente está criando uma diretriz”, disse. Segundo ele, em algum momento a flexibilização será necessária, mas esta abordagem não será feita de forma superficial.

Segundo Teich, os governadores e prefeitos terão autonomia para decidir sobre o relaxamento do isolamento social, com base na situação de suas regiões.

O secretário Denizar Vianna também reforçou que o isolamento social é a melhor forma de prevenção ao coronavírus, já que ainda não existe uma vacina contra a doença.

No dia anterior, em audiência pública no Senado Federal, Teich já havia reiterado que o Ministério da Saúde “nunca mudou a orientação oficial de distanciamento social”.

A posição de Teich se opõe frontalmente à bandeira levantada pelo presidente Jair Bolsonaro, em favor do fim do isolamento social. Em repetidas vezes, o Palácio do Planalto pediu a reabertura do comércio e a volta à normalidade.

Na terça-feira 28, Bolsonaro afirmou que lamenta as mortes por covid-19 no Brasil, mas não pode fazer nada. De acordo com o último balanço do Ministério da Saúde, o país contabiliza 5.901 óbitos e mais de 85 mil infecções.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar