Política
Empate técnico entre Boulos e Nunes persiste em novo levantamento do Paraná Pesquisas
Datena ocupa a terceira posição e é seguido de perto por Pablo Marçal na pesquisa divulgada nesta quinta-feira pelo instituto


Os candidatos Ricardo Nunes (MDB) e Guilherme Boulos (PSOL) seguem em um empate técnico na disputa eleitoral monitorada pelo levantamento do instituto Paraná Pesquisas. O documento foi divulgado nesta quinta-feira 8.
De acordo com a pesquisa, Nunes tem 25,1% da preferência dos eleitores da capital do estado, enquanto as intenções de voto em Boulos chegam a 23,2%.
O terceiro lugar no principal cenário monitorado pelo Paraná Pesquisas fica com José Luiz Datena (PSDB). O apresentador somou 15,9%. Ele é seguido de perto pelo coach Pablo Marçal (PRTB), que conquista 12,5% do eleitorado paulistano.
Fecham a lista do principal cenário monitorado pelo levantamento as candidatas Tabata Amaral (PSB), com 5,5%, e Maria Helena (Novo), com 3,5%, além de João Pimenta (PCO), que obteve 1,1%. Os demais foram citados por menos de 1% dos eleitores.
O comparativo com o levantamento anterior mostra que a chegada de Datena foi a responsável por movimentar os índices na disputa. Ele foi o único que variou acima da margem de erro do levantamento, saindo de 11,8% para os atuais 15,9%. Nunes oscilou no limite, caindo de 27,7% para 25,1%. Boulos, por sua vez, teve variação menor, de 24,8% para os 23,2% registrados nesta quinta.
Segundo turno
O instituto Paraná Pesquisas monitorou, também, três cenários de segundo turno. Veja os resultados:
- Nunes – 50,1% x 35,5% – Boulos
- Datena – 43% x 39% – Boulos
- Nunes – 47,2% x 35% – Datena
A pesquisa ouviu 1.500 eleitores da cidade de São Paulo entre os dias 4 e 7 de agosto. A margem de erro do levantamento é de 2,6 pontos percentuais e o nível de confiança é de 95%.
Os cenários indicados, vale dizer, são distintos dos apresentados pela pesquisa AtlasIntel, também divulgada nesta segunda-feira. O monitoramento, nesse caso, aponta liderança de Boulos com certa folga sobre Ricardo Nunes. O deputado também venceria o atual prefeito e o apresentador tucano em eventuais disputas de segundo turno.
As diferenças se dão pela metodologia adotada. A AtlasIntel segue um método próprio de coleta, batizado de Recrutamento Digital Aleatório (Atlas RDR). O volume de entrevistas realizadas também é distinto. Nos últimos pleitos, o levantamento, seguindo esse método próprio, tem resultado em cenários mais próximos aos registrados nas urnas.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

AtlasIntel: Boulos tem 32,7% das intenções de voto e lidera com folga a disputa pela prefeitura de São Paulo
Por Getulio Xavier
Os índices de aprovação a Lula entre os eleitores de São Paulo, segundo nova pesquisa AtlasIntel
Por CartaCapital
Eleitores do Rio avaliam o governo Lula em nova pesquisa AtlasIntel; veja os resultados
Por CartaCapital
Sem analisar o mérito, juiz rejeita ação de Boulos contra Nunes por ser chamado de ‘vagabundo’
Por CartaCapital