Política

Embaixador chinês rebate Guedes e lembra que país é principal fornecedor de vacinas

Ministro da Economia afirmou que o coronavirus foi criado pela nação asiática e seus imunizastes são menos eficazes

MINISTRO PAULO GUEDES. FOTO: VALTER CAMPANATO/AGÊNCIA BRASIL
Apoie Siga-nos no

O embaixador chinês no Brasil, Yang Wanming, rebateu o ministro da Economia, Paulo Guedes, que afirmou na terça-feira 27 que o país asiático criou o coronavírus e produziu vacinas de baixa eficácia.

“Até o momento, a China é o principal fornecedor das vacinas e os insumos ao Brasil, que respondem por 95% do total recebido pelo Brasil e são suficientes para cobrir 60% dos grupos prioritários na fase emergencial. A Coronavac representa 84% das vacinas aplicadas no Brasil”, escreveu o embaixador em uma rede social.

A declaração de Guedes criou mais um desconforto diplomático com o principal parceiro comercial do Brasil. O ministro chegou a pedir desculpas e classificou sua colocação como infeliz.
“Hoje usei uma imagem infeliz”, disse o ministro, que argumentou estar falando sobre “como é importante que setor privado colabore no combate à pandemia”. “É uma imagem que não tinha nenhum objetivo (de ofender)”, acrescentou.

Segundo Guedes, é sabido que o vírus veio de uma região da China – os primeiros casos foram detectados em Wuhan, ainda no fim de 2019 – e, portanto, a população já havia sido exposta à doença.

“Foi nesse sentido que eu disse, um vírus que vem de fora e atinge economia de mercado”, disse. “Quis mostrar a importância do setor privado, de como consegue produzir respostas.”

O ministro afirmou ainda ser “grato” à China por ter enviado a vacina ao Brasil e ressaltou que foi imunizado com a Coronavac. Ele tomou a primeira dose em 27 de março, e a segunda, no último domingo 25. “Somos muito gratos à China por ter enviado a vacina.”

Com informações da Agência Estado.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo