Política
Embaixador chinês rebate Guedes e lembra que país é principal fornecedor de vacinas
Ministro da Economia afirmou que o coronavirus foi criado pela nação asiática e seus imunizastes são menos eficazes
O embaixador chinês no Brasil, Yang Wanming, rebateu o ministro da Economia, Paulo Guedes, que afirmou na terça-feira 27 que o país asiático criou o coronavírus e produziu vacinas de baixa eficácia.
Até o momento, a China é o principal fornecedor das vacinas e os insumos ao Brasil, que respondem por 95% do total recebido pelo Brasil e são suficientes para cobrir 60% dos grupos prioritários na fase emergencial. A Coronavac representa 84% das vacinas aplicadas no Brasil. pic.twitter.com/smPN4jzsXA
— Yang Wanming (@WanmingYang) April 27, 2021
Segundo Guedes, é sabido que o vírus veio de uma região da China – os primeiros casos foram detectados em Wuhan, ainda no fim de 2019 – e, portanto, a população já havia sido exposta à doença.
“Foi nesse sentido que eu disse, um vírus que vem de fora e atinge economia de mercado”, disse. “Quis mostrar a importância do setor privado, de como consegue produzir respostas.”
O ministro afirmou ainda ser “grato” à China por ter enviado a vacina ao Brasil e ressaltou que foi imunizado com a Coronavac. Ele tomou a primeira dose em 27 de março, e a segunda, no último domingo 25. “Somos muito gratos à China por ter enviado a vacina.”
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.


