Política

Em São Paulo, Lula lidera, mas por uma margem bem mais apertada, revela pesquisa

Apesar do recuo no estado, Lula ainda venceria todos os adversários no segundo turno

O ex-presidente Lula. Foto: JULIEN DE ROSA/AFP
Apoie Siga-nos no

As intenções de voto no ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) recuam 9 pontos percentuais e somam 34% entre o eleitorado de São Paulo. Os dados são da nova pesquisa Ipespe, divulgada nesta sexta-feira 18, e mostram que, no estado, a vantagem do ex-presidente para Jair Bolsonaro (PL), que aparece em segundo lugar com 26%, cai de 18 para 8 pontos percentuais.

Os resultados do levantamento desta sexta-feira mostram diferenças significativas quando comparados com a pesquisa Ipespe de amostragem nacional, em que Lula chega a 43%. Sergio Moro (Podemos) cresce entre os paulistas, e soma 11% das intenções de voto. Já o pedetista Ciro Gomes, que na pesquisa geral aparecia empatado em terceiro lugar com o ex-juiz, oscila em um ponto percentual e tem 7%. O atual governador do estado, João Doria (PSDB), sobe de 3% para 5% no seu reduto eleitoral.

Simone Tebet (MDB) e Rodrigo Pacheco (PSD) seguem no mesmo patamar das pesquisas anteriores com amostras nacionais, com apenas 1% das menções. Felipe D’avila (Novo), que não marcava nenhum ponto no levantamento geral do Ipespe, chega a 1% em São Paulo.

Os resultados acima são da pesquisa estimulada. No levantamento que mede as intenções de forma espontânea, sem apresentar as opções de nomes, Lula marca 30% e Bolsonaro 24%. Moro, novamente, fica em terceiro lugar com 9% e é seguido por Ciro Gomes com 6% e Doria com 4%.

Lula ainda vence todos os adversários no segundo turno

Apesar do recuo significativo nos cenários de primeiro turno, Lula ainda tem a preferência do eleitorado paulista em um eventual segundo turno. De acordo com a pesquisa do Ipespe desta sexta, o ex-presidente venceria qualquer candidato nesta disputa.

  • Lula – 46% X Bolsonaro – 34%
  • Lula – 46% X Moro – 33%
  • Lula – 47% X Doria – 26%

Além dos cenários com o petista, o Ipespe mediu um eventual segundo turno entre Bolsonaro e Doria. Novamente, o ex-capitão perderia para o tucano, mas, desta vez, em uma margem mais apertada. Bolsonaro soma 35% e Doria 37%.

A pesquisa do instituto Ipespe contou com mil entrevistas, por telefone, feitas em São Paulo entre os dias 14 e 16 de fevereiro. A margem de erro é de 3,2 pontos percentuais com confiança de 95,5%.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo