Economia

Em Portugal, Lula critica privatizações: ‘O patrimônio ficou menor e a qualidade do serviço não melhorou’

Em evento com empresários europeus, o presidente prometeu não vender mais estatais brasileiras

Foto: PATRICIA DE MELO MOREIRA / AFP
Apoie Siga-nos no

O presidente Lula (PT) criticou, nesta segunda-feira 24, a venda das empresas estatais brasileiras para a iniciativa privada promovida nos últimos 6 anos pelas gestões de Jair Bolsonaro (PL) e Michel Temer (MDB). Em evento com empresários europeus, durante sua passagem por Portugal, Lula prometeu não privatizar novas empresas durante a sua gestão.

“No Brasil, nós não vamos mais vender empresas públicas. O que queremos é convidar empresários para fazer conosco aquilo que queremos fazer de novo”, iniciou Lula na conversa com os empresários.

Segundo explicou, sua posição foi adotada porque as privatizações promovidas pelos últimos governos ficaram aquém do esperado. “Nos últimos 6 anos se vendeu muito patrimônio público, mas não para construir outro, se vendeu patrimônio para simplesmente pagar juros da dívida pública”, criticou. “Nos desfizemos do nosso patrimônio, o patrimônio ficou menor e a qualidade do serviço não melhorou”.

Para Lula, o maior exemplo das problemáticas privatizações promovidas pelas gestões passadas é a Eletrobras. “A primeira coisa que a diretoria fez depois de comprar a Eletrobras foi aumentar o salário de 60 mil reais por mês para 360 mil reais por mês”, destacou.

“Se você acha um absurdo, eu agora tenho que indicar um conselheiro para essa empresa. Um conselheiro que vai trabalhar uma vez por mês e ganhar 200 mil reais. Essa é apenas uma demonstração da desfaçatez que aconteceu no Brasil”, completou o petista.

Durante sua participação no evento, Lula também fez duras críticas ao afastamento internacional promovido por Bolsonaro e Temer. “Durante estes últimos 6 anos, nosso país foi recusado por outros países”, disse. “O Brasil não recebia nenhum presidente e nosso presidente não viajava para nenhum país porque ninguém tinha interesse em conversar com pessoas que não se comportavam de forma civilizada”.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo