Política
Em meio a disputa na extrema-direita, Eduardo alega que ‘um Bolsonaro’ será presidente
O governador de Sâo Paulo, Tarcísio de Freitas, continua a ser um dos principais cotados para representar a extrema-direita em 2026


O deputado federal licenciado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) afirmou, nesta terça-feira 3, que o País terá “um Bolsonaro” na Presidência da República. Não disse, porém, a qual integrante do clã se refere.
A declaração ocorreu em um vídeo no qual o parlamentar respondeu a críticas do presidente Lula (PT) por sua trama nos Estados Unidos contra autoridades brasileiras.
Eduardo afirmou que em 2026, “se Deus quiser, a gente vai ter um Bolsonaro de volta à Presidência”. Além do deputado licenciado, a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL) figura em pesquisas eleitorais como uma potencial candidata ao Palácio do Planalto.
No entanto, o governador de Sâo Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), continua a ser um dos principais cotados para representar a extrema-direita na disputa pela Presidência, diante da inelegibilidade de Jair Bolsonaro (PL). Outros postulantes que tentam se cacifar pela direita são os governadores do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSD); do Paraná, Ratinho Junior (PSD); e de Goiás, Ronaldo Caiado (União).
Em junho de 2023, o TSE sentenciou Jair Bolsonaro a oito anos longe das urnas por abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação devido a uma agenda de julho de 2022 em que reuniu embaixadores estrangeiros para disseminar mentiras sobre o sistema eleitoral brasileiro.
Quatro meses depois, a Corte condenou o ex-capitão por abuso de poder político e econômico nas cerimônias do 7 de Setembro de 2022.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Moraes prevalece e STF condena mais 31 bolsonaristas pelo 8 de Janeiro
Por CartaCapital
PF ouvirá Mourão sobre telefonema de Bolsonaro antes de depoimento na ação do golpe
Por Wendal Carmo
STF transmitirá interrogatório de Bolsonaro e outros réus do núcleo crucial do golpe; saiba como assistir
Por CartaCapital