CartaExpressa
Em encontro, Lula e o Papa Francisco discutem a ‘paz no mundo’
O presidente cumpre agenda na Itália e na França


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o Papa Francisco se encontraram, nesta quarta-feira 21, no Vaticano.
Nas redes sociais, o petista agradeceu ao pontífice pela “boa conversa sobre a paz no mundo”. Lula foi presenteado com uma escultura de uma flor, com dizeres sobre a paz.
“Estamos em tempos de guerra e a paz é muito frágil. Queria te presentear com isso que fazemos aqui nas nossas oficinas e diz: a paz é uma flor frágil”, disse o papa.
O encontro de portas fechadas entre os dois líderes durou cerca de 45 minutos.
Lula ainda convidou o pontífice para participar do Círio de Nazaré, em outubro.
Ao embarcar, o presidente afirmou que conversaria com o papa sobre possíveis tratativas para o fim do conflito entre Rússia e Ucrânia e o combate às desigualdades sociais e econômicas no mundo.
Da Itália, Lula seguirá para cumprir agenda na França, onde participará da Cúpula sobre o Novo Pacto Global.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.