Política
Em encontro com Lira, Xi Jinping promete mais ‘sinergia’ com o Brasil
Líder chinês afirmou que Brasil e China deveriam se apoiar diante de “um mundo tumultuado”


O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP) foi recebido pelo presidente chinês, Xi Jinping, nesta sexta-feira 22, em Pequim.
O encontro aconteceu durante a realização do Fórum Cinturão e Rota, que comemora dez anos da estratégia chinesa de investimento econômico e infraestrutura.
A iniciativa chinesa, à qual o Brasil não aderiu, torna o país asiático o maior credor internacional do mundo, concedendo empréstimos para a renovação estrutural de países em desenvolvimento.
Xi Jinping também transmitiu a Lira o apoio chinês ao Brasil como organizador da cúpula do G20 e da Cúpula do Clima das Nações Unidas COP30 em 2025.
A ministra-assistente de relações exteriores, Hua Chunying afirmou após o encontro que “a China está disposta a reforçar a sinergia entre a Iniciativa Cinturão e Rota e as estratégias de desenvolvimento do Brasil, com vistas a impulsionar a modernização dos dois países”.
Além de Lira, estão na comitiva da visita ao país asiático os deputados Zeca Dirceu (PT), Elmar Nascimento (União Brasil) e André Figueiredo (PDT), além de Daniel Almeida (PCdoB-BA), presidente do Grupo Parlamentar Brasil-China.
As relações entre a China e o Brasil foram impulsionadas em abril passado com a viagem do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em meio à crescente hostilidade entre Washington e Pequim.
Na ocasião, Lula defendeu o aprofundamento dos laços com a China “para além dos interesses comerciais”.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Como construir um mundo de paz perpétua
Por Jiang Shixue
O argumento de Biden para defender a ajuda bilionária dos EUA a Israel
Por CartaCapital
Israel evacua cidade após confrontos na fronteira com o Líbano
Por AFP