Política

Em encontro com jornalistas, Lula reforça agenda positiva e rechaça visão do mercado sobre a economia

A maior parte da conversa, contudo, foi dedicada de fato a temas críticos, incluindo a relação com o Congresso e a indicação do novo presidente do Banco Central

Lula na reunião virtual da Celac. Foto: AFP PHOTO / Brazilian Presidency - Ricardo STUCKERT
Apoie Siga-nos no

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) participou, nesta terça-feira 23, de um café da manhã com jornalistas, onde destacou êxitos do seu governo e enfatizou a importância da imprensa em reconhecê-los.

“Queremos aproveitar esse encontro para qualificar essa relação do governo com a imprensa, para que possamos também ter uma relação que valorize aspectos importantes daquilo que diz respeito a políticas publicas, ao pais, à geração de empregos, ao crescimento da economia…”, resumiu o ministro-chefe da Secom, Paulo Pimenta. Ele também lamentou que muitas vezes essas pautas sejam ofuscadas por trivialidades. “Desse jeito, o presidente Lula não vai poder nem brincar mais.”

Contudo, a maior parte da conversa foi dedicada de fato aos temas críticos do governo, incluindo a relação com o Congresso, a indicação do novo presidente do Banco Central e os rumos da economia brasileira.

Ministros e Congresso

O presidente minimizou problemas de com o Congresso, descrevendo as discussões como lance normal do política. “Estamos em uma situação de muita tranquilidade. Todas as coisas serão aprovada e todas as coisas serão concordadas, na medida do possível. Não tem nenhuma divergência que não pode ser superada”, afirmou, lembrando ainda que que já alcançou “milagres” legislativos, como a aprovação da PEC da Transição e a reforma tributária.

Lula desconversou, contudo, quando questionado sobre uma reunião com Arthur Lira, presidente da Câmara, afirmando que se quisesse divulgar a reunião, teria informado a imprensa. “Eu não tive uma reunião com o Lira, tive uma conversa”, disse.

Sobre os rumores de uma reforma ministerial, Lula usou uma analogia com o futebol, destacando que nenhum técnico revela antecipadamente quais jogadores serão substituídos, mas negou planos de mudança: “Meu time está jogando do jeito que eu quero que esteja jogando. Não existe nenhuma previsão de reforma ministerial.”

Economia e Banco Central

O presidente criticou a perspectiva do mercado financeiro sobre a economia, especialmente em relação a investimentos em áreas como educação e saúde, que são frequentemente vistas apenas como gastos. “Colocar dinheiro na educação é gasto, investir em saúde é gasto. Só superavit primário não é visto como gastos”, disse. Lula que sua prioridade é o Brasil, não o mercado. “Gosto mais do Brasil do que o mercado.”

Ainda nesta seara, o presidente afirmou ainda que não há pressa para indicar o novo presidente do Banco Central, mencionando que Campos Neto permanecerá no cargo até o final do ano. “Para quem já aguentou Campos Neto até agora, até o final do ano não faz diferença.”

Moro e Lava Jato

Quando questionado sobre a possível cassação do mandato do senador Sergio Moro (União) pelo Tribunal Superior Eleitoral, Lula preferiu não comentar diretamente o caso. “Eu prefiro não dar palpite para não me acusarem de estar interferindo no CNJ”, comentou. “Mas, um dia, o povo brasileiro vai saber a verdade”, completou. “Essa coisa vai levar décadas para resolver. Leva um tempo de maturação para as pessoas realizarem o que aconteceu nesse País.”

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo