Política

Em coletiva, Bolsonaro confirma novo aumento nos combustíveis e Guedes diz que não se demite

O ex-capitão voltou a se eximir de qualquer responsabilidade pelo caos econômico e culpou o distanciamento social

Foto: Reprodução/TV Brasil
Apoie Siga-nos no

O presidente Jair Bolsonaro fez um pronunciamento em Brasília, nesta sexta-feira 22, para tentar demonstrar confiança no ministro da Economia, Paulo Guedes, em meio a uma debandada na economia e a discussões sobre o teto de gastos.

Na quinta-feira 21, a economia sofreu quatro baixas. A principal delas é a exoneração do secretário especial do Tesouro e Orçamento, Bruno Funchal. Também pediram demissão Jeferson Bittencourt (secretário do Tesouro Nacional), Gildenora Dantas (secretária especial adjunta do Tesouro e Orçamento) e Rafael Araújo (secretário-adjunto do Tesouro Nacional).

Guedes também discursou, respondeu a perguntas de jornalistas e aproveitou a oportunidade para defender a criação do Auxílio Brasil de 400 reais, programa visto como prioritário para a campanha de Bolsonaro à reeleição no ano que vem, e garantiu que não deixará o cargo. “Em qualquer momento pedi demissão, e em qualquer momento o presidente insinuou qualquer coisa semelhante”.

O ex-capitão buscou, mais uma vez, se eximir de qualquer responsabilidade pela crise econômica que o País enfrenta. Afirmou que os problemas se devem a um legado das medidas de distanciamento social aplicadas por estados e municípios para frear a pandemia.

Segundo Bolsonaro, o Brasil “é um dos países que, na economia, menos estão sofrendo”, mas o governo considera necessário acolher “uma massa de pessoas mais necessitadas”. Por isso, o benefício médio do novo programa seria superior ao que a equipe econômica pleiteava. Ele também voltou a afirmar que o governo bancará um auxílio para caminhoneiros, ante a alta do diesel.

“A Petrobras é auditada, fiscalizada por quase uma dezena de órgãos. Não existe da nossa parte o congelamento de preços, porque as consequências são piores que o aumento em si. Estamos na iminência de ter mais um reajuste no combustível, e quando vai para o diesel sabemos que influencia diretamente na inflação”, disse Bolsonaro, sem fornecer detalhes. “Foi decidido então um auxílio aos mesmos, que ficará em menos de 4 bilhões por ano, também previsto no Orçamento”.

Em seu pronunciamento, Guedes voltou a lamentar o fato de a Reforma do Imposto de Renda defendida pelo governo não avançar no Senado e cobrou a aprovação, pelo Congresso Nacional, da PEC dos Precatórios. O ministro também criticou o “barulho” em torno da discussão sobre o teto de gastos.

“Eu dizia que só tínhamos espaço no teto para 300. O Brasil vai crescer mais que as previsões para o ano que vem. Mas, enquanto isso, a política começa a sacudir. Tem uma ala política que pede auxílio de 500, 600, 700, e uma ala econômica que fala que só temos teto até 300. Ora, deve haver uma linha do meio”, alegou Guedes. Segundo ele, o responsável por “traçar a linha” é Bolsonaro.

“Como o Imposto de Renda não avançou no Senado, perdemos a fonte. Não tínhamos o dinheiro para pagar aqueles 300. Mas o presidente chamou a atenção da equipe toda de ministros e disse que precisava de uma fonte para um programa permanente, mas não pode ser um programa temporário? Então criamos um conceito: vamos dar 400 reais, pelo menos, para cada família, e ampliar a base de 14 milhões para 17 milhões de famílias”.

Guedes ainda declarou que houve “colapso de comunicação nossa e uma certa falta de boa vontade e tolerância conosco”. Para ele, o governo “tem sofrido com isso”.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar