Política

Em cerimônia sem Lula, Silvio Costa Filho assume Portos elogiando ‘melhor presidente do Brasil’

O indicado do Centrão mencionou também o ‘preconceito’ do mercado financeiro contra o governo e salientou dados econômicos positivos

Cerimônia de transmissão de cargo de Silvio Costa Filho. Foto: Victor Ohana/CartaCapital
Apoie Siga-nos no

O novo ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho (Republicanos-PE), assumiu o posto em uma cerimônia de transmissão de cargo nesta quarta-feira 13, sem a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Mais cedo, o ministro foi empossado pelo chefe do Executivo em uma reunião fechada.

Na solenidade, Costa Filho mencionou Lula em seu discurso e manifestou gratidão pela nomeação. O novo ministro foi indicado pelo Centrão para integrar o governo federal. Ele entra no cargo como substituto de Márcio França, que foi realocado para o Ministério de Empreendedorismo.

“O presidente Lula, sem dúvida alguma, foi e é o melhor presidente da história do Brasil”, disse. “Quis o destino que a gente pudesse estar tendo o privilégio de receber o convite para servir o Brasil através das mãos do presidente. E nós vamos procurar responder com muita seriedade, porque nós precisamos ajudar o Brasil.”

Na sequência, Costa Filho mencionou “preconceito” do mercado financeiro contra o governo no início do mandato de Lula e salientou dados econômicos positivos da gestão.

“Eu lembro que o mercado financeiro precificava que o Brasil, em 2023, teria um crescimento de 0,6%, dando tudo certo. E hoje, pelas políticas públicas que estão sendo implementadas, pela transição transparente e correta que foi feita, sob a liderança do presidente Alckmin, sob as políticas de estabilidade econômica, controle das contas públicas, retomada do investimento público e privado, o Brasil já espera hoje crescer quase 3% do Produto Interno Bruto”, disse.

Apesar da ausência de Lula, a cerimônia contou com a presença do vice-presidente Geraldo Alckmin, que é ministro da Indústria e do Comércio, e de mais nove ministros.

  • Alexandre Padilha (Relações Institucionais);
  • André de Paula (Pesca);
  • André Fufuca (Esporte);
  • Celso Sabino (Turismo);
  • José Múcio Monteiro (Defesa);
  • Luciana Santos (Ciência e Tecnologia);
  • Márcio França (Empreendedorismo);
  • Paulo Teixeira (Desenvolvimento Agrário);
  • Renan Filho (Transportes).

Quem é o novo ministro de Portos e Aeroportos?

Formado em Pedagogia pela Universidade Católica de Pernambuco, Silvio Costa Filho tem 41 anos e está no segundo mandato de deputado federal. Antes, foi vereador do Recife, entre 2004 e 2006, e deputado estadual, entre 2007 e 2019.

Costa Filho também concorreu à prefeitura da capital pernambucana em 2016, como vice na chapa encabeçada pelo petista João Paulo Lima e Silva. Eles ficaram em segundo lugar na disputa.

Próximo a quadros do PT, o parlamentar apoiou o então candidato Lula durante as eleições de 2022, apesar de o Republicanos integrar a base de sustentação de Jair Bolsonaro (PL).

Na Câmara, foi relator da proposta que concedeu autonomia ao Banco Central e de um projeto para permitir a venda direta de etanol dos produtores para os postos.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo