Política

Em cerimônia sem Lula, Silvio Costa Filho assume Portos elogiando ‘melhor presidente do Brasil’

O indicado do Centrão mencionou também o ‘preconceito’ do mercado financeiro contra o governo e salientou dados econômicos positivos

Em cerimônia sem Lula, Silvio Costa Filho assume Portos elogiando ‘melhor presidente do Brasil’
Em cerimônia sem Lula, Silvio Costa Filho assume Portos elogiando ‘melhor presidente do Brasil’
Cerimônia de transmissão de cargo de Silvio Costa Filho. Foto: Victor Ohana/CartaCapital
Apoie Siga-nos no

O novo ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho (Republicanos-PE), assumiu o posto em uma cerimônia de transmissão de cargo nesta quarta-feira 13, sem a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Mais cedo, o ministro foi empossado pelo chefe do Executivo em uma reunião fechada.

Na solenidade, Costa Filho mencionou Lula em seu discurso e manifestou gratidão pela nomeação. O novo ministro foi indicado pelo Centrão para integrar o governo federal. Ele entra no cargo como substituto de Márcio França, que foi realocado para o Ministério de Empreendedorismo.

“O presidente Lula, sem dúvida alguma, foi e é o melhor presidente da história do Brasil”, disse. “Quis o destino que a gente pudesse estar tendo o privilégio de receber o convite para servir o Brasil através das mãos do presidente. E nós vamos procurar responder com muita seriedade, porque nós precisamos ajudar o Brasil.”

Na sequência, Costa Filho mencionou “preconceito” do mercado financeiro contra o governo no início do mandato de Lula e salientou dados econômicos positivos da gestão.

“Eu lembro que o mercado financeiro precificava que o Brasil, em 2023, teria um crescimento de 0,6%, dando tudo certo. E hoje, pelas políticas públicas que estão sendo implementadas, pela transição transparente e correta que foi feita, sob a liderança do presidente Alckmin, sob as políticas de estabilidade econômica, controle das contas públicas, retomada do investimento público e privado, o Brasil já espera hoje crescer quase 3% do Produto Interno Bruto”, disse.

Apesar da ausência de Lula, a cerimônia contou com a presença do vice-presidente Geraldo Alckmin, que é ministro da Indústria e do Comércio, e de mais nove ministros.

  • Alexandre Padilha (Relações Institucionais);
  • André de Paula (Pesca);
  • André Fufuca (Esporte);
  • Celso Sabino (Turismo);
  • José Múcio Monteiro (Defesa);
  • Luciana Santos (Ciência e Tecnologia);
  • Márcio França (Empreendedorismo);
  • Paulo Teixeira (Desenvolvimento Agrário);
  • Renan Filho (Transportes).

Quem é o novo ministro de Portos e Aeroportos?

Formado em Pedagogia pela Universidade Católica de Pernambuco, Silvio Costa Filho tem 41 anos e está no segundo mandato de deputado federal. Antes, foi vereador do Recife, entre 2004 e 2006, e deputado estadual, entre 2007 e 2019.

Costa Filho também concorreu à prefeitura da capital pernambucana em 2016, como vice na chapa encabeçada pelo petista João Paulo Lima e Silva. Eles ficaram em segundo lugar na disputa.

Próximo a quadros do PT, o parlamentar apoiou o então candidato Lula durante as eleições de 2022, apesar de o Republicanos integrar a base de sustentação de Jair Bolsonaro (PL).

Na Câmara, foi relator da proposta que concedeu autonomia ao Banco Central e de um projeto para permitir a venda direta de etanol dos produtores para os postos.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.

O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.

Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.

Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo