Política
Eleições 2024: encerra neste sábado o prazo para baixar o e-Título
Com o aplicativo é possível realizar a justificativa pela ausência na votação
O eleitor que pretende votar usando o título de eleitor digital deve baixar o aplicativo e-Título até este sábado 5. Neste domingo 6, dia da votação, o download será suspenso pela Justiça Eleitoral para evitar instabilidade.
O acesso só será retomado na segunda-feira 7. Além de poder ser usado como documento de identificação para votar e acessar o endereço do local de votação, é possível realizar a justificativa pela ausência na votação.
“O app [também] poderá ser utilizado para justificar a ausência ao pleito no dia da eleição e após as eleições, contanto que a eleitora ou eleitor esteja fora do seu domicílio eleitoral ou possa comprovar, após o pleito, a impossibilidade do exercício do voto”, informa o TSE.
Pelo e-Título, também é possível acessar os seguintes serviços:
- Consulta ao histórico de justificativas eleitorais;
- Consulta ao local de votação;
- Emissão de certidão de quitação e de crimes eleitorais;
- Geração do Título Eleitoral em formato PDF para impressão;
- Cadastrar mesária ou mesário voluntários;
- Emissão de declaração de trabalhos eleitorais;
- Geração de código de autenticação para sistemas parceiros;
- Consulta a débitos com a Justiça Eleitoral;
- Pagamento de eventuais débitos eleitorais por Pix ou por meio da emissão de boleto.
O e-Título pode ser baixado gratuitamente nas lojas de aplicativos Apple e Android. Em seguida, o usuário deve preencher os dados pessoais solicitados e validar o acesso ao aplicativo.
Para conseguir votar com o título digital, o aplicativo deve conter a biometria, a foto do eleitor e estar atualizado. Caso o eleitor esteja com o título cancelado, não será possível acessar o e-Título.
O eleitor também poderá votar com um documento oficial com foto, como a carteira de identidade, Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ou carteira de trabalho.
No dia da votação, o eleitor não poderá entrar na cabine de votação portando o aparelho celular, que deverá ser deixado com os mesários.
Como baixar o e-Título
Celulares com o sistema operacional Android devem buscar o e-Título na loja oficial de aplicativos do Google ou clicar neste link para fazer download do app.
O passo é semelhante no sistema iOS. A diferença, neste caso, é que a loja oficial para download é a da Apple. O usuário de iPhone pode também baixar o app usando este link.
Depois de baixado, o eleitor precisará fazer um login confirmando as suas informações pessoais e, ainda, aceitar os termos de uso do aplicativo.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também
TSE autoriza 5 missões nacionais de observação eleitoral em 2024; veja a lista
Por CartaCapital
TSE tem simulador de voto no 1º turno da eleição municipal; veja como acessar
Por CartaCapital



