Política

‘É crime de responsabilidade que impõe o impeachment, diz Kassab sobre ameaça de Bolsonaro

Em entrevista à CNNBrasil, o presidente nacional do PSD avalia as declarações do presidente nos atos do 7 de setembro

“Estou convicto de que a alternativa de centro é a melhor para o País”, afirma Kassab. (FOTO: )
Apoie Siga-nos no

O presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, afirmou na noite de terça-feira 7, em entrevista à CNNBrasil, que o presidente Jair Bolsonaro criará condições para o impeachment caso ele cumpra as ameaças de não obedecer decisões do ministro Alexandre de Moraes do Supremo Tribunal Federal.

“O presidente elevou o tom. Hoje a crise política teve a sua temperatura aumentada. Os discursos do presidente foram perigosos. Caso ele cumpra o que assumiu nas suas manifestações, cria condições pelo impeachment”, disse Kassab.

O dirigente partidário disse ainda que a declaração de Bolsonaro nos atos pregou pela primeira vez uma ruptura democrática. 

“No momento que fala como presidente da República que não vai atender decisões do Judiciário, seja de um ministro ou do Judiciário como um todo, ele está avisando que vai promover a ruptura. É crime de responsabilidade, que impõe ao Congresso impor o processo de impeachment”, analisou.

Kassab também afirma que o PSD criou uma “Comissão de acompanhamento do impeachment”, integrada por ele, como presidente nacional do partido, o deputado Antônio Brito, líder do partido na Câmara dos Deputados, o senador Nelsinho Trad, líder no Senado Federal e mais alguns integrantes do partido, que irá acompanhar diariamente a conduta do presidente.

“Tudo leva a crer  que o presidente possa estar rumando para sofrer um processo de impeachment por conta da temperatura da crise política, que subiu de uma maneira muito exagerada”, disse. 

Kassab também avaliou acreditar no “bom senso” do presidente da Câmara, Arthur Lira, para aceitar a abertura do impeachment.

“Se ficar comprovado que o presidente trabalha para gerar um conflito entre as instituições, se seu governo passa a não obedecer às determinações do Poder Judiciário, vai deixar o governo rumar para um golpe sem fazer nada? Se as condições do impeachment estão estabelecidas, você tem que abrir um processo, qualquer que seja a data, paciência”, disse.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar